Para os menos atentos, a Huawei lançou o Huawei Mate 30 e o Huawei Mate 30 Pro como os seus primeiros smartphones sem Google Play Services, o que é como dizer que o dispositivo não chega nem com Maps, nem Gmail, nem Play Store. No entanto, parece que bastam cinco minutos para colocar tudo a funcionar, e nem é preciso ser um perito.
Antes de mais, não tenho um Mate 30 com que testar esta possibilidade, mas a hipótese de ser tão fácil por o Mate a funcionar com todas as apps Google é um testemunho de quão inútil parece ser todo o ruído em torno do embargo à Huawei.
Portanto, confirmamos hoje que a Huawei afinal não abrirá o bootloader, e isso parecia dificultar seriamente todo o processo de utilizar os Google Play Services no Mate 30. Ora, sem estes serviços e todas as especificações e livrarias acessórias, muitas apps simplesmente não funcionariam, mesmo que carregássemos ficheiros apk.
No entanto, conforme publicado agora pelo 9to5google, é irrelevante se o bootloader está desbloqueado ou não. A instalação dos Google Play Services faz-se em minutos e sem dificuldades.
Os passos são os seguintes:
- Abram o browser da Huawei ou usem um apk do Chrome;
- Ir a: http://www.lzplay.net/
- Fazer download do instalador da Google Services Framework (botão azul);
- Permitir ao Google Services Assistant instalar todos os ficheiros e frameworks necessários;
- Correr a Google Play Store quando esta estiver instalada e fazer o login;
- Caso verifiquem problemas no login, reiniciem o dispositivo e abram novamente a Play Store;
- Após fazerem o login, podem instalar as restantes apps Google;
- Podem seguir o vídeo abaixo para instruções passo a passo.
Portanto, o autor do artigo original indica 5 minutos até ter tudo instalado a correr. É menos tempo do que por vezes demoramos a atualizar os serviços pré-instalados e tem uma vantagem inegável: instalamos somente as apps que queremos.
O que não podemos neste momento verificar é se todas as apps de terceiros que necessitem dos Google Play Services funcionarão normalmente, mas porque não funcionariam?
Neste momento ainda não sabemos se o Huawei Mate 30 estará à venda na Europa, em todos os países. A Huawei teme que para muitos utilizadores este processo de instalação manual dos serviços Google seja um elemento detrator, e obviamente não pode dizer aos seus utilizadores como instalar estes serviços num equipamento que não está legalmente licenciado para eles.
Mas, sabendo que é assim tão fácil, existem realmente motivos para não querer o Mate 30?