Uau, não sei: flipar ainda é uma cena que os putos dizem ou era só nos anos 90? Esclareçam-me nos comentários por favor, mas até lá é assim mesmo: vais-te passar com a câmara flip do novo ASUS Zenfone 8 Flip. O novo equipamento mantém os traços em comum com o Zenfone 7, mas a ASUS fez alguns ajustes no módulo fotográfico que estão noutro nível.
Bom, por onde começar quando se fala dum smartphone com um módulo fotográfico móvel que liberta o ecrã de qualquer interrupção para a câmara frontal?
Visualmente é difícil distinguir o módulo do Zenfone 8 Flip daquele no Zenfone 7. Ambos têm as três câmaras na horizontal e uma funcionalidade semelhante, mas a ASUS deve ter feito um belo de um brainstorming, e o módulo fotográfico foi melhorado com um motor tão suave que permite filmar enquanto o módulo se move.
Com isto, é possível fazer uma panorâmica só com o módulo, com o ASUS bem fixo num tripé e um modo de rastreio de movimento agarra um alvo em movimento e utiliza a mobilidade do módulo para o seguir. Uau, certo?
Pelo meio, o módulo pode ser programado para vários ângulos predefinidos, o que depois nos dá a vantagem de podermos compor as imagens de outra forma, em situações muito mais interessantes.
No restante, o ASUS Zenfone 8 Flip é quase indistinto do ASUS Zenfone 7. O trio de câmaras continua a ser uma unidade de 64MP, acompanhada de uma ultragrande angular de 12MP e uma zoom de 8MP. Como é óbvio, este setup tem enormes vantagens na hora de manter uma consistência entre as fotografias normais e as selfie, afinal são as mesmas câmaras!
O ecrã também tem as mesmas características gerais: Super AMOLED de 6.67″, 90Hz de taxa de atualização, HDR10+, embora tenha um brilho superior de 1000 nits e integre agora o leitor biométrico.
A atualização mais notável será mesmo a chegada do Snapdragon 888, com um máximo de 12GB de RAM, e agora também com opção por 256GB de armazenamento interno expansível, já que é possível usar dois cartões SIM em simultâneo e ainda um cartão de expansão. O Snapdragon 888 traz, obviamente, vantagens acrescidas quanto à conectividade 5G, mas também eleva o Bluetooth para o 5.2 e introduz aptx HD.
Já que estamos no áudio, o Zenfone 8 Flip não tem jack de áudio, mas tem pelo menos altifalantes estéreo e amplificadores NXP, além de certificação Hi-Res e afinação Dirac. Nice.
Último detalhe em comum é a bateria de 5000mAh com carregamento de 30W, compatível com Quick Charge 4.0 e USB PD.