O que é que reúne o hardware mobile mais recente no mercado a fotografia by Zeiss? A Vivo é a marca mais recente no panorama mobile Europeu e o seu ambicioso Vivo X80 Pro acaba de ser lançado neste mercado, onde a sua combinação de características e preço o tornam um verdadeiro peso-pesado capaz de abanar a concorrência. Com toda a certeza que conseguimos lembrar-nos num ápice de duas ou três marcas de smartphones de enorme qualidade e quais são os seus melhores equipamentos. Pois com a entrada em Portugal do X80 Pro 5G, a Vivo quer tornar-se uma das marcas a recordar, com um smartphone a não esquecer.
Agita a tua fotografia com a Zeiss
A fotografia é um pilar da postura de mercado da Vivo, que tem no seu alinhamento smartphones pensados para a geração TikTok, com câmaras selfie de grande resolução para nenhum vídeo ficar abaixo do nível. Com o seu X80 Pro 5G a marca vai mais longe, unindo-se à centenária e mítica Zeiss, numa parceria que significa muito para os entusiastas da fotografia que aprenderam a amar a qualidade ótica da marca germânica.
Com este equipamento não falamos simplesmente de utilizar a mística Zeiss. Numa conversa recente que tive a oportunidade de ter com representantes da marca germânica, há claramente um esforço conjunto para desenvolver uma fotografia mobile com identidade Zeiss purista. Alguns poderiam dizer que a fidelidade da cor é menos excitante, e não poderiam estar mais errados. A qualidade de imagem não pode simplesmente submeter-se à geração das redes sociais, comprometendo fidelidade e realismo, arriscando mesmo tornar-se fora de moda quando chegar uma nova tendência.
Impõe-se então um equilíbrio que a Vivo quer oferecer com o seu X80 Pro 5G com objetivas Zeiss. Desta feita, é novidade o Zeiss Cinematic Video Bokeh cria um bokeh oval na proporção 2,39:1. O bokeh está muito na ordem do dia para as fotografias de retratos, mas o que falta a muitos equipamentos é o bokeh orgânico que permite a alguns fotógrafos mais experientes identificar exatamente qual a marcar da objetiva que criou que tipo de bokeh.
Os aficionados de vídeo e fotografia podem agora tirar proveito dos algoritmos de bokeh da Zeiss, com elementos que vão dos totalmente redondos aos 2,39:1 ovais, em vídeo e fotografia. Há mais tecnologia a bordo, como o Zeiss Superb Portrait e o Zeiss Superb para captura noturna com mais detalhe, ou o XDR Photo para melhorar as fotografias com luz por trás.
Igualmente novo é o Al Perception Engine, o primeiro na série, que ajuda o smartphone a obter o Zeiss Natural Color, catpurando uma imagem muito mais fiel ao que os nossos próprios olhos conseguem ver.
A panóplia de funcionalidades com que a Vivo equipa o X80 Pro é verdadeiramente assombrosa. A lista cresce ainda com o modo Camera Panning e Night Sports. O primeiro aplica toda a tecnologia de rastreio de movimentos da Vivo para criar retratos nítidos e sem efeitos de arrasto provocados por tremores, enquanto o segundo promete imagens de elevada qualidade, mesmo onde as condições de luminosidade sejam extremas.
Portanto, as câmaras têm todo o tipo de tecnologias de ponta por trás das suas capacidades à altura dos entusiastas da fotografia digital, mas e o hardware?
Também aqui, a Vivo recorre a elementos muito interessantes, colocando logo à frente uma unidade de 32MP fantástica para streamers. Entretanto, a face traseira conta com uma unidade de 50MP, uma ultragrande angular de 48MP, uma câmara para retratos de 12MP e uma câmara periscópica de 8MP.
O sensor principal, de 50MP, é um sensor 1/1.3″ Samsung ISOCELL GNV, de que o Vivo X80 Pro é o modelo de lançamento. Uma característica muito querida destas câmaras é que são todas opticamente estabilizadas, garantindo imagens muito mais estáveis em qualquer circunstância luminosa. E atenção, que a tecnologia gimbal de estabilização que a Vivo coloca neste equipamento é um prodigio de se ver em ação, sendo difícil acreditar que conseguiram colocar um mecanismo tão complexo num equipamento tão fino.
Agita o teu gaming
Para quem quer um desempenho fora de série, o Vivo X80 Pro não desilude, equipado que está com o Snapdragon 8 Gen 1, tornando-se membro de um grupo seleto de equipamentos com este processador octa-core de elevadíssimo desempenho. A acompanhar o processador, memórias LPDDR5 e UFS 3.1 de última geração permitem tirar o máximo partido da capacidade de processamento do chip da Qualcomm.
Mas a Vivo não ficou por aqui. Uma Ultra Large Liquid Cooling Vapor Chamber encontra-se a bordo para reduzir a temperatura quando começamos a puxar pelo smartphone, seja em jogos, seja nos vídeos de alta resolução que poderemos capturar no Vivo. Não faltam no mercado câmaras de vapor, mas esta tem um total de 27 camadas para maximizar a sua capacidade de conduzir o calor produzido para longe dos principais componentes.
Entretanto, do lado da bateria, a Vivo oferece-nos uma potente unidade de 4700mAh com o destaque de ter tanto um FlashCharge de 80W, quanto um carregamento de 50W sem fios, bastando apenas 36 minutos para uma carga completa.
Agita o teu multimédia
Filmes, jogos, vídeos, séries! O único limite é o teu tempo, porque poderás usufruir de tudo isto num ecrã amplo e espetacular. Para o seu AMOLED de 6.78″, a Vivo escolheu a mais recente tecnologia da Samsung, com um E5 LTPO2 com resolução QHD+ e atualização variável entre 1 e 120Hz, o que oferece a melhor taxa de atualização para qualquer conteúdo.
Por trás deste painel avançado, a Vivo instalou um extraordinário sensor biométrico de área muito superior aos normais, capaz ler dois dedos simultaneamente para segurança adicional e ainda desbloquear as nossas aplicações favoritas, graças a uma área de digitalização 11.1x maior que um sensor tradicional. É, além disso, muito cómodo, graças a poder digitalizar uma impressão digital de uma só vez.
O gaming é obviamente um foco, com a presença de um motor de vibração X-Axis, com reação mais rápida, mais refinada, do que no anterior Vivo X70, para reações muito mais orgânicas com cada toque, e garantindo que toda a experiência de gaming é muito mais táctil.
Ao mesmo tempo, o Vivo X80 Pro é o primeiro Vivo X com altifalantes estéreo para tornar toda a experiência multimédia muito mais imersiva.
Agita a tua sensação de estilo
Diz-se frequentemente, que os smartphones são todos muito iguais. Bom, o Vivo X80 Pro não se confunde com outros equipamentos e não deixa de mostrar a cada milímetro a sua vocação de gama alta, com traços muito bem conseguidos, a começar por um ecrã curvo com rebordos praticamente inexistentes.
Atrás, o X80 Pro orgulha-se da sua herança fotográfica. Todos os olhos se concentram no enorme módulo fotográfico que concentra as câmaras e os sensores de luminosidade e foco, com o branding da Zeiss bem patente e destacado. O design não deixará ninguém indiferente.
Com todo o orgulho, este equipamento é também à prova de água, para uma maior durabilidade do nosso investimento.
Agita o teu mundo
Ponto.
O Vivo X80 Pro 5G chega com a ambição de fazer tremer o mercado estabelecido e, com isso, também a tua conceção do que é um smartphone de gama alta. A marca acaba de chegar a Portugal, mas noutros mercados, de dimensão bem maior que a nossa, é dos nomes mais conhecidos. Que coloque por cá o X80 Pro é um sinal da sua ambição e de como quer mostrar o seu savoir faire, fundamental para conquistarem nome e lugar na praça, com equipamento ao nível de qualquer outro concorrente de topo.
Os entusiastas da fotografia, em particular, têm aqui um smartphone que devem obrigatoriamente manter debaixo de olho. As câmaras Zeiss chegam recheadas de tecnologias e promessas. Este não é, decididamente, um smartphone para a geração TikTok da fotografia, mas para os que tratam a fotografia com respeito.
Amanhã poderão não ser donos de um Vivo, mas marquem este nome, porque saberão aquilo que é capaz de colocar no mercado A combinação de hardware de ultima geração, design esmerado e ainda toda a perícia técnica de Zeiss e Vivo significam que este telemóvel pode desbloquear as portas para a tua criatividade e expressão artística. Estás pronto para o desafio?
O Vivo X80 Pro 5G estará disponível por um valor de €1299, não se sabendo ainda a data exata da chegada ao mercado nacional.