As marcas Chinesas continuam a investir fortemente em smartphones 5G económicos, e arrisco-me a dizer que todos os chips no mercado são poucos. A China, afinal, tem dado grandes passos na difusão da tecnologia 5G, ao contrário de outros países. O mais recente smartphone a chegar da gigante Vivo é o Y51s e apresenta um processador da Samsung.
Especificamente, falamos do Exynos 880, um octa-core bastante capaz que inclui dois núcleos Cortex A77 e seis cortex A55. e que será acompanhado de 6GB de RAM e 128GB de armazenamento interno.
Em termos de ecrã contamos com um IPS LCD FHD+ de 6.54 polegadas, deslocando o leitor biométrico para a face lateral. O ecrã inclui uma perfuração para a câmara selfie de 8MP.
O departamento fotográfico não surpreende: inclui uma câmara de 48MP que deverá ser a única pertinente para alguma fotografia interessante, já que as restantes câmaras são sensores de 2MP, para fotografia macro e recolha de dados de profundidade.
A autonomia fica a cargo de uma bateria de 4500mAh com carregamento rápido de 18W, surpreendentemente via porta micro USB. Finalmente, o sistema operativo é já o Android 10 com Funtouch OS 10.5.
A disponibilidade do dispositivo a nível internacional ainda não está confirmada, mas falemos do preço: é o equivalente a cerca de €250 ao câmbio corrente, o que sem dúvida colocaria este dispositivo mais perto dos €400 no mercado regular na Europa, o que não me parece – para já – uma pechincha.