Já há muito tempo que ouvimos falar da estreia por parte da Google de um chip custom para os seus smartphones, e os rumores apontam para a sua estreia no Google Pixel 6. Não há ainda certezas, entre os que pensam que será um SoC completo, ou apenas um componente, mas sobre o processador com o nome de código “whitechapel” há agora novos detalhes.
Segundo a publicação de Twitter de @heyitsyogesh, o novo processador é desenvolvido em parceria com a Samsung e fabricado por esta última em 5nm. Imagina-se que teremos um octa-core e é-nos agora dito que a sua performance será próxima daquela oferecida pelo Snapdragon 870, um processador muito recente, mas que é efetivamente uma evolução do Snapdragon 865+.
Se este report estiver correto, a família Pixel será a primeira a usar um processador que não é da Qualcomm. Isto não significa um abandono total, já que a Google talvez não se possa dar ao luxo de lançar um equipamento sem o absolutamente melhor processador no universo Android, por isso teremos de aguardar. A longo prazo o objetivo da Google será de certeza igualar o melhor da Apple e da Qualcomm, mas para já ainda não estamos lá.
Entretanto, Max Weinbach (via) revelou que os ecrãs dos Pixel 6 e Pixel 6 Pro terão taxa de atualização de 120Hz e, enquanto o modelo de base terá resolução FHD+, a versão Pro apostará num ecrã QHD.
Estas informações surgem numa semana muito rica em fugas de informação sobre os futuros Pixel 6, equipamentos que só deveremos ver no terceiro trimestre, mas que têm gerado algum buzz por via do seu suposto design bastante fora do normal.