Na sua versão beta mais recente da Windows 10 Creators Update, a Microsoft tropeçou numa nova funcionalidade que poderia tornar o seu PC mais seguro. Se tentar instalar uma aplicação Win32 (desktop), irá aparecer um aviso de que “a aplicação que está a instalar não é da Windows Store” ou então o download é bloqueado completamente, dependendo do nível de segurança seleccionado. Quando activado, ainda pode instalar aplicações da Windows Store e Universal Windows Platform (UWP) sem nenhum aviso.
A funcionalidade está desactiva por definição, por isso não irá incomodá-lo a menos que procure activá-la.Isto pode irritar alguns utilizadores, pois bloqueia o Photoshop, Firefox e outras aplicações de desktop. No entanto, poderá impedir que utilizadores menos experientes instalem acidentalmente bloatware ou outras aplicações problemáticas.
Com as novas configurações de segurança, o Windows 10 bloqueia qualquer aplicação que não esteja na Windows Store, seja um UWP ou aplicação de desktop (a Microsoft só recentemente permitiu aplicações de desktop de terceiros na Loja do Windows). Isto significa que a sua política será muito semelhante ao OS X do Mac.
A Microsoft está a testar um serviço do Windows Cloud, que é basicamente uma versão semelhante ao Chrome OS do Windows 10. A gigante do software pode eventualmente disponibilizá-lo gratuitamente ou com desconto.