O Windows Vista pode ter sido finalmente posto de parte, mas não será o único. O Windows 7 e o Windows 8.1 foram colocados em alerta. Os utilizadores destas versões mais antigas têm estado a informar que já não recebem actualizações, mesmo de as segurança.
O Windows 7 e o Windows 8.1 que estão ser executados no Intel “Kaby Lake” 7º gen e os novos processadores da marca AMENDA Ryzen estão bloqueados para receber estas actualizações. As situações com os processadores de 6ª geração da Intel “Skylake” são menos bem definidas, com alguns modelos ainda a receber actualizações.
Aparentemente, isto resume-se a se há alguém disposto a fazer o trabalho pesado para garantir que as actualizações de versões mais antigas do Windows irão funcionar sem problemas nestes processadores.
O problema é que, no que diz respeito aos utilizadores finais, o Windows 7 e o 8.1 ainda são versões com suporte. Garantido, o Windows 7 está tecnicamente em suporte de vida desde 2015, recebendo apenas actualizações de segurança. Essas actualizações não acrescentam nenhuma nova funcionalidade que corre o risco de causar problemas em CPUs mais recentes.
A Microsoft deixou dicas, avisos explícitos, de que poderia mudar o jogo em breve, embora nunca tenha dito quando. No entanto, a sua razão anunciada do porquê de já não suportar executar software mais antigo em hardware mais novo não irá convencer muitos dos seus clientes. Especialmente quando é visto como uma tentativa de forçar os utilizadores a actualizar para o Windows 10.