A Chinesa Xiaomi e a Finlandesa Nokia chegaram a acordo para a aquisição de um número não divulgado de patentes propriedade da Nokia. O acordo é bilateral e verá a Nokia a fornecer à Xiaomi equipamentos de rede.
Nenhum dos dois gigantes divulgou os montantes envolvidos, ou a natureza das patentes envolvidas, mas ambos clarificaram que planeiam estreitar relações em áreas como inteligência artificial, IoT ou realidade virtual.
Em 2016 a Xiaomi adquiriu 1,500 patentes da Microsoft, mas não se sabe neste momento se estamos perante as mesmas patentes que poderão ter revertido para a Nokia após o final do acordo de licenciamento entre Nokia e Microsoft.
Também não é possível saber se este acordo de algum modo se relaciona com o rumor de que a HMD Global terá a possibilidade de utilizar chips Surge S1 em futuros dispositivos Nokia. Um acordo tripartido não está posto de parte, mas carece no momento de qualquer substância.
A aquisição das patentes poderá igualmente permitir à Xiaomi expandir a sua presença internacional, já que a posse de patentes fora do mercado Asiático é frequentemente um entrave à internacionalização dos fabricantes Chineses.
[…] a Xiaomi terá adquirido patentes Nokia e licenciado chips Surge para utilização nos Nokia da HMD Global. São sinais que apontam para […]