Bom, se pensávamos que a Xiaomi tinha tendência para desdobrar os seus modelos de smartphones, hoje a família cresceu com quatro novos membros de uma vez. Se bem que a marca tenha anunciado três smartphones Mi 11 que parece que vão ficar por solos Chineses por este momento, o Xiaomi Mi 11i foi anunciado especificamente para o mercado mundial. Mas não fiquem tristes, não são filhos de um Deus menor, vejamos porquê.
Apesar do discreto que é acrescentar um “i” à nomenclatura (certamente é menos imponente do que usar algo como Pro, Plus, Ultra), o Xiaomi Mi 11i tem muito em comum com o Xiaomi Mi 11 Pro e não poupa em especificações.
Assim, mantém o mesmo Snapdragon 888 como processador e fá-lo acompanhar de 8GB de RAM LPDDR5 e até 256GB de armazenamento UFS 3.1. Se isto não bastasse para percebermos que este é um topo de gama (porque na verdade não basta), a surpresa é que a Xiaomi muniu o Mi 11i do melhor ecrã que o mercado pode oferecer, pelo menos em versão plana.
A bordo encontramos efetivamente um painel AMOLED E4 da Samsung, com 6.67″ e resolução FHD, 120Hz de taxa de atualização e impressionantes 360Hz de taxa de sampling de toques, dando-lhe alguns golpes de dedo para gaming. O ecrã é ainda capaz de reproduzir cores no espaço DCI-P3 e HDR10+. O ecrã é tão bom que a Xiaomi não o quis estragar e colocou o leitor biométrico na lateral. Bom, não terá sido por isso, claro, mas assim é: o sensor biométrico está na lateral. Ah: temos um motor X-linear que – dizem – permite um melhor feedback por parte do ecrã.
Continuam os predicados deste smartphone com um departamento fotográfico muito capaz, a começar com um sensor de 108MP, acompanhado de um sensor ultragrande angular de 119º de ângulo de visão e ainda uma câmara macro/tele.
Entretanto, uma grande diferença em relação ao Xiaomi Mi 11 Pro é a bateria: é menos ampla, com 4520mAh e o carregamento é de 33W, o que permite uma carga completa em menos de uma hora.
Outros detalhes extremamente importantes neste smartphone desenhado para quem gosta de ação são os altifalantes duplos estéreo com Dolby Atmos, um emissor IR e ainda NFC.
Preço e disponibilidade
O Xiaomi Mi 11i começa nos €649 para a versão com 8/128GB, e chega aos €699 para a versão com 8/256GB. Por 50 paus, se calhar podem atirar-se de cabeça à versão mais arrojada?
O Xiaomi Mi 11i estará disponível em três cores: Celestial Silver, Frosty White and Cosmic Black.
Bom, tudo isto parece muito familiar, correto? Se ainda não chegaram lá, o Xiaomi Mi 11i é a versão global do Redmi K40 Pro+. Disse por então que gostava de ver este smartphone em Portugal, e ei-lo a caminho, um potente smartphone com o ecrã plano que muitos adoram, e com coice suficiente para desafiar os chamados smartphones de gaming.