A Chinesa Xiaomi abriu as hostilidades em Barcelona, subindo ao palco para destacar as virtudes e potencialidades da tecnologias 5G, e para anunciar o seu primeiro smartphone 5G, o Xiaomi Mi Mix 3 5G. Se já todos praticamente sabíamos que seria o excelente Mix 3 a servir de base para o modelo 5G, a surpresa real está no preço, com o terminal a começar nos €599.
Podendo o Xiaomi Mi Mix 3 de base ser comprado por esse preço em Portugal, a versão 5G parece impecavelmente barata, principalmente por comparação aos mais de €1000 que teremos de desembolsar pela única alternativa disponível para já, o Samsung Galaxy S10 5G. Resfriando os ânimos, no entanto, não sabemos quando o Xiaomi Mi Mix 3 5G estará disponível fora do mercado Chinês e, mesmo assim que soubéssemos, não valerá a pena ter um 5G em Portugal nos próximos tempos ainda. A marca apontou em todo o caso para um disponibilidade a partir de Maio no Mi.com.
O Xiaomi Mi Mix 3 5G troca obviamente o Snapdragon 845 do Mix 3 por um Snapdragon 855 com modem Snapdragon X50 que permitirá a compatibilidade com redes 5G. A Xiaomi não revelou, no entanto, quais as opções de memória para a versão base, mas não esperamos menos de 6GB de RAM.
Entretanto, mantém-se também o ecrã de 6.39 polegadas FHD+ sem notch, graças ao formato slider, as câmaras principais de 12+12MP, com câmaras frontais de 24+2MP.
A grande novidade é a subida da capacidade da bateria para 3800mAh, para acomodar as exigências extras da tecnologia 5G.
Podemos assumir mais do que uma mera subida de preço quando este terminal chegar ao mercado nacional (se chegar), mas a relação custo-qualidade é francamente impressionante.