Vocês queriam, a Xiaomi deu: anunciado ontem na China como Xiaomi Mi CC9 Pro, o Xiaomi Mi Note 10 chegará ao mercado Europeu a 15 de Novembro.
Um campeão da fotografia para envergonhar a gama alta
O maior destaque do Xiaomi Mi Note 10 é mesmo a câmara de 108MP. O sensor Samsung ISOCELL Bright HMX pode captar texturas incríveis e recorre a pixel binning para criar fotografias de 27MP por defeito, obtendo melhores resultados em condições de luz adversa. É certo que o Xiaomi Mi Mix Alpha foi o primeiro smartphone anunciado com este sensor, mas o Note 10 é o primeiro a chegar efetivamente ao mercado.
Mas este não é um smartphone que sabe só um truque. A acompanhar esta câmara, temos mais quatro, incluindo uma super macro de 2MP, uma câmara de 20MP ultragrande angular, uma unidade de 12MP zoom 2x e uma câmara de 5MP capaz de um prodigioso zoom híbrido de 50x.
A combinação de tantas câmaras com carácter muito específico significam que, tão depressa era oficializado, logo o Xiaomi Mi CC9 Pro se tornava o campeão do DxO. É o primeiro smartphone de gama média a consegui-lo.
Xiaomi Mi CC9 Pro conquista primeiro lugar no DxO com 121 pontos
À frente temos uma câmara de 32MP, mas podemos destacar mais do que os megapixéis nestas câmaras. A câmara principal e a teleobjetiva de 5MP têm estabilização óptica de imagem e podemos filmar vídeo 4k ultra wide. Existe também um modo especial Vlog com várias predefinições.
Sob o capô, menos cavalos do que queríamos
Não me percebam mal: o Xiaomi Mi Note 10 tem um excelente processador no Snapdragon 730G. Este é ainda um processador de elevada performance, mas chegou a falar-se de um Snapdragon 855 na versão Note 10 Pro. A versão Note 10 Pro é, afinal, apenas diferente na configuração de memória, possuindo 8GB de RAM e 256GB se armazenamento interno.
A versão Note 10, pelo contrário, terá 6GB de RAM e 128GB de armazenamento interno. Uma nota negativa – pelo menos para alguns – é que o Note 10 chega com a MIUI 11, mas apenas Android Pie. O Android 10 seria certamente um must, e esperamos que a Xiaomi o atualize depressa.
O ecrã sabemos que é um painel AMOLED de 6.47 polegadas com resolução FHD+ e marcos muito razoáveis em torno. Um leitor biométrico ultrafino encontra-se neste ecrã, libertando a face traseira de distrações.
Finalmente, uma bateria de 5260mAh promete uma excelente autonomia, graças a carregamento rápido de 30W.
Sejamos francos, pelo preço oferecido não se pode ter tudo. As melhores câmaras do mercado têm um custo e a Xiaomi dilui-o no processador, mas o conjunto é muito equilibrado e de elevada qualidade.
Preço e disponibilidade
O Xiaomi Mi Note 10 chega à Europa a 15 de Novembro por €549. O preço é elevado para a Xiaomi das bagatelas de antigamente, mas é sem dúvida alguma justo pelo conjunto global de especificações.