O YouTube é já, hoje em dia, um dos principais meios de entretenimento para pais e miúdos, mesmo que a falta de vocação do YouTube generalista o torne menos ideal para as especificidades dos grupos mais jovens. Com a chegada a Portugal do YouTube Kids, isso muda substancialmente e os pais passam a dispor de um conjunto mais refinado de ferramentas que lhes permite ter um maior controle sobre os conteúdos visualizados pelos seus filhos.

Quem tiver mais do que um filho apreciará particularmente a possibilidade de criar diferentes perfis para cada criança, até um máximo de 8 perfis, cada um com password própria e temporizadores que ajudam a impedir que os pequenos passem demasiado tempo inertes em frente ao pequeno ecrã. Os pais podem ainda ajustar o volume a que os vídeos são apresentados e desactivar a possibilidade de pesquisa, deixando para os pais a hipótese de limitar os vídeos e canais que querem autorizar os seus filhos a ver.

Alguns poderão criticar o estrito controle que os pais poderão exercer sobre a liberdade dos seus filhos em crescimento, mas o YouTube Kids preocupa-se antes com o problema mais objectivo de impedir que as crianças passem demasiado tempo coladas a um ecrã, criando para os pais ferramentas que potenciam a criação de hábitos e responsabilidades.

O YouTube Kids oferece mesmo uma lista de parceiros de confiança, destacando-se a Associação Miúdos Seguros na Net, que ajudam os pais a escolher conteúdos fidedignos na rede social, contornando o problema que são – ainda hoje – os canais de pouca confiança, direccionados a crianças, com objectivos muito claros de marketing.

Ao longo dos próximos dias, os pais vão poder passar a escolher os vídeos e canais para os seus filhos, acedendo às definições, perfil da criança e optando por “apenas conteúdo aprovado”.

Os pais podem começar a obter o YouTube Kids para Android e iOS, também disponível para TV via Google Chromecast, Apple TV, Smart TV ou Android TV.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui