A Lenovo acaba de anunciar dois portáteis muito especiais: o prosumer Yoga Slim 7x e o ThinkPad T14s Gen 6 mais vocacionado para negócios têm como peça central o potente processador Qualcomm Snapdragon X Elite, abrindo as portas à acessibilidade de computadores Windows on ARM que combinam enormes capacidades de inteligência artificial, portabilidade e conectividade.

ThinkPad T14s Gen 6: o trabalhador duro

Posso utilizar quotidianamente um Yoga, mas desta vez começo com o ThinkPad T14s Gen 6 porque é um ThinkPad e toda a gente adora ThinkPads. E o ThinkPad T14s Gen 6 pode não ser um ThinkPad igual aos outros, fruto do seu hardware especial, mas por fora é ThinkPad de qualquer ângulo, com a sua construção refinada e teclado típico que não esquece o TrackPoint. A tecla Ctrl trocou de lugar com a Fn, mas fora isso este é um ThinkPad puro: robusto, institucional, exalando profissionalismo.

Mas no interior, as diferenças são notórias. A Lenovo, Microsoft e Qualcomm colaboraram para colocar a bordo o Snapdragon X Elite, um processador de 12 núcleos, acompanhado de até 64GB de RAM DDR5x e 1TB de armazenamento interno. Chave neste processador de arquitetura ARM é a NPU integrada capaz de até 45 triliões de operações por segundo (TOPs).

O Lenovo ThinkPad T14s Gen 6 inclui conectividade avançada, incluindo duas portas USB-C e duas USB-A, além de porta HDMI 2.1 e jack de áudio. Opcionalmente, poderemos ter conectividade 5G, e no restante contamos com a avançada Wi-Fi 7.

Ao nível dos ecrãs, contamos com unidades de 14″ com resolução WUXGA 16:10, em versões com ou sem touch, e ainda uma opção mais luxuosa com ecrã OLED 2.8K que inclui Dolby Vision, HDR True Black 500 e 100% de cobertura do espectro DCI-P3.

O Lenovo ThinkPad T14s Gen 6 estará disponível a partir de agosto de 2024, com um preço inicial expectável de 1769 euros (mais IVA).

Yoga Slim 7x: inteligência em movimento

Posicionando-se num segmento prosumer que presta mais atenção a luxos, o Yoga Slim 7x oferece de base um ecrã de 14.5″ 3K PureSight OLED com 90Hz de taxa de atualização e impressionantes predicados como Delta E<1, 100% sRGB, 100% P3, VESA Certified DisplayHD True Black 600 e Dolby Vision, tornando-se um potencial motor de criatividade para profissionais em movimento. Os contornos slim com rebordos arredondados são a continuação da afirmação estética dos Yoga de gerações recentes, pontuando pela elegância minimalista e feeling premium.

O processador é o mesmo Qualcomm Snapdragon X Elite com um máximo de 32GB LPDDR5X 8448 MHz e 1TB de armazenamento interno SSD. A Lenovo destaca ainda a câmara FHD MIPI IR comum com o ThinkPad e o teclado premium com atuação de 1.5mm.

Os primeiros Lenovo com Copilot+

Ambos são portáteis leves, com o ThinkPad T14s Gen 6 a começar nos 1,24Kg, enquanto o Yoga Slim 7x começa nos 1,28Kg, diferença marginal, justificada por ser algo maior e ter uma bateria de 70Whr em vez de 58Whr como o ThinkPad.

O destaque vai direitinho para o Snapdragon X Elite, que promete um salto qualitativo apreciável em termos de desempenho para Windows on ARM. Mais significativamente do que o simples desempenho, é o brutal acréscimo em capacidades IA. Os dois Lenovo chegam com o Copilot+ que se torna num assistente personalizado à mão e integra perfeitamente todas as aplicações do Microsoft 365.

Aumentando ainda mais a produtividade, a colaboração entre Lenovo, Qualcomm Technologies e Microsoft levou à seleção de uma extensa lista que inclui mais de cem aplicações de software empresarial de fornecedores independentes de software (ISVs) otimizadas para funcionalidade nativa em plataformas Windows potenciadas por Snapdragon. Com uma abordagem inovadora e foco em áreas de missão crítica, como gestão de dispositivos, colaboração, produtividade e segurança “chip-to-cloud”, a colaboração faz parceria ativa com empresas de software profissional de ponta com valor acrescentado, como a DynamoAI, que utiliza tecnologias de IA projetadas para gerarem eficiência e proteção superiores.

O ThinkPad T14s Gen 6 está particularmente protegido para fornecer às empresas uma segurança mais robusta, via ThinkShield potenciado por IA para mais fácil deteção de ameaças e correção, em parceria com o Qualcomm Secure Processing Unit com Microsoft Pluton. Os administradores de TI apreciarão as soluções de segurança escaláveis via Lenovo TruScale para facilitação da gestão de frotas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui