Ainda acreditam em ecrãs 3D? Depois de alguns inícios aos solavancos, os ecrãs com a promessa de podermos ver gráficos em 3D sem óculos especiais começam a dar alguns (pequenos) passos confiantes. A chegada destes ecrãs aos tablets, no entanto, foi uma completa surpresa que surge após meses de nenhum rumor, e chega pelas mãos da ZTE com o Nubia Pad 3D.
A ZTE já foi uma grande inovadora entre as marcas Chinesas, e o seu caminho nos últimos anos tem-se feito de um certo esforço para recuperar parte dessa genética. O Nubia Pad 3D parece ser uma parceria com a tecnologia de painéis 3D da pioneira de Silicon Valley, Leia, que trabalha também para a indústria automóvel com esta tecnologia e um pouco de investigação por aí mostra-nos que o tablet da ZTE é um gémeo do Lume Pad 2 da própria Leia, para não dizer que é o mesmo equipamento.
O ecrã é um IPS de 12.4″ com resolução 2560×1600, taxa de atualização de 120Hz e formato 16:10. Embora possa emitir imagens em 2D, o seu chamariz é precisamente a capacidade de também mostrar gráficos em 3D sem óculos, graças a uma camada especial DLB (diffractive lightfield backlighting) que tem algumas propriedades excecionais, como a possibilidade de emitir a imagem 3D em até 8 ângulos de visão, portanto com relativamente poucas restrições quanto ao ângulo em que temos de segurar o tablet para usufruir destes gráficos, graças a um sistema de rastreamento facial.
Como outras tecnologias 3D proprietárias, também no caso da DLB da Leia, os gráficos 3D são gerados apenas nas aplicações adaptadas à tecnologia, e disponíveis na app store da leia, com a óbvia promessa de aumento das disponibilidades no futuro. Mas, talvez de forma mais significativa, segundo explica a marca, parece que graças a uma rede neural avançada, o tablet conseguirá converter em tempo real um vídeo em conteúdo 3D, uma promessa que será excecional de ver ao vido.
O 3D também funciona ao nível das câmaras, com uma câmara dual frontal a permitir efetuar videochamadas 3D.
Quanto ao hardware, parece que efetivamente é o Lume Pad 2 que temos em mão, comparando as especificações, e que incluem um Snapdragon 888, acompanhado de uma bateria de 9070mAh com carregamento de 33W. A marca não revelou nem a memória nem o armazenamento, e nem sequer o preço. De destacar que o Lume Pad 2 tem um preço de $1099, e não parece que o equipamento da ZTE vá custar muito menos, embora a economia de escala possa deixar-nos pensar nesse sentido. Em Março deveremos saber mais.