Num mercado tecnológico onde os portáteis vendem cada vez menos, estes dispositivos estão cada vez mais interessantes, polivalentes e capazes. Um tal exemplo é o Acer Switch 7 apresentado na IFA com a possibilidade de se colocar como um verdadeiro e perigoso pretendente ao trono do Surface Pro e do MacBook Pro.
Para o fazer, o Acer Switch 7 aproveita em pleno a revolução levada a cabo pela Intel com os novos processadores de oitava geração que prometem 40% de performance extra em relação aos processadores da geração actual. É o suficiente para dispositivos ultra portáteis conquistarem um desempenho até agora só acessível aos laptops mais volumosos ou mesmo aos desktops.
A acompanhar o novo processador Intel Core i7, o Acer Switch 7 Black Edition possui ainda uma pen Wacom EMR com 4,096 pontos de pressão para muito maior flexibilidade na utilização do ecrã de 13.5 polegadas com resolução 2256×1504, por exemplo a nível de design ou simplesmente de produtividade. Neste pacote, a Acer conseguiu ainda a proeza de integrar uma NVIDIA GeForce MX150 e um leitor biométrico em conjunto com Windows Hello.
Com a performance a ser expectavelmente alta, a Acer integrou um sistema de refrigeração por líquido que manterá o Switch num nível óptimo de funcionamento.
O Acer Switch apresenta uma configuração típica com um teclado destacável e um stand para se manter na vertical, mas de modo muito inteligente a Acer instalou duas tabs plásticas na base do ecrã, permitindo a extracção automática do stand, quando o Switch entra em contacto com uma mesa, evitando quedas acidentais ou complicações.
Seria fantástico se o Acer Switch 7 Black Edition estivesse disponível desde já, mas o equipamento só chegará em Dezembro com um preço perto dos €2000. Falaremos sem dúvida de novo nessa altura, quando os valores para Portugal forem conhecidos e existirem dados mais concretos sobre este equipamento que rivalizará seriamente com o Surface Pro, mas também com o Lenovo IdeaPad Miix 520 anunciado ontem com o mesmo hardware nuclear.