Hoje, duas marcas oficializaram computadores com 5G: HP e Lenovo. Ambas podem bem dizer que estão a lançar o primeiro portátil 5G, já que se o HP Elite Dragonfly G2 chega com processadores Intel Core, o Lenovo Yoga 5G é equipado com um Snapdragon 8cx para se tornar o primeiro Windows on ARM com tecnologia 5G.

Este é o resultado do projeto Limitless, anunciado em Maio de 2019 para colocação no mercado de um computador portátil sempre conectado com um processador ARM para excepcional eficiência energética. Com o Snapdracon 8cx a bordo, o Yoga 5G inclui igualmente o modem Snapdragon X55 com conectividade 5G e LTE.Lenovo Yoga 5G PC

A Lenovo diz-nos que, quando a rede 5G estiver num estado óptimo, o Yoga 5G poderá ter velocidades 10x mais rápidas do que via rede 4G, potenciando downloads rápidos, streaming de conteúdos em alta resolução e jogos sem soluços, com velocidades de transferência na ordem dos 4Gbs.

Quanto ao hardware, ainda há muito até sabermos quão bons são os processadores ARM a encaixar o Windows. Serão tão bons quanto o são em smartphones? Ainda assim, o Lenovo Yoga 5G não nos deixa razões para duvidar que terá uma boa performance. Contamos portanto, com um Snapdragon 8cx com Adreno 680, um ecrã de 14 polegadas FHD com funcionalidade táctil e mesmo uma caneta digital em compartimento próprio.

Quanto à autonomia, a Lenovo aponta para estonteantes 24 horas, mas sem sabermos ainda se isto inclui a utilização da rede 5G. Eu diria que não, mas o valor é extremamente interessante, não obstante.

O Lenovo Yoga 5G estará disponível na Primavera a partir de $1,499.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here