Hoje foi o dia em que a Nokia finalmente colocou um flagship no mercado nacional, culminando um percurso que começou com a chegada do Nokia 3: o Nokia 8 já está disponível no mercado Português por €599.99, um preço que nos garante o melhor processador da actualidade, um ecrã líder de mercado e – obviamente – ópticas Zeiss.
Num mundo de smartphones muito semelhantes, onde algumas OEM dominam o mercado, a dificuldade está em encontrar uma capacidade diferenciadora. É aqui que entra a parceria com a Zeiss, que terá sobre os ombros a pesada responsabilidade de ressuscitar o mito da fotografia dos Nokia.
A TekGenius testou em primeira mão as potentes câmaras do Nokia 8 e mostra algumas das primeiras imagens captadas por estas câmaras.
Principais características
O Nokia 8 é o Nokia sem medo de ser sóbrio e apostar nos pontos certos. Por fora, o dispositivo é de puro racionalismo nórdico, um flagship puro e duro, sem gimmicks nem acrescentos duvidosos.
Isso não impede a Nokia de apostar nos módulos de câmaras duplas, nesta instância com ópticas ZEISS super slim, para um perfil extra fino. Apesar das ópticas finas, o Nokia 8 não escapa a um alto em torno das câmaras, necessário para autorizar a estabilização óptica de imagem que implica amplitude de movimentos de pelo menos um grupo de lentes. Podemos pensar que não precisamos da OIS mas, com pixéis de tamanho reduzido, toda a ajuda é bem-vinda para impedir qualquer desfoque induzido por movimento.
Falemos então do hardware: estamos perante dois sensores Sony IMX 258 com pixéis de 1,12um e abertura f/2.0. Se um dos sensores é RGB, o outro não possui qualquer filtro Bayer e fotografa exclusivamente em modo monocromático.
Os sensores possuem ainda foco por detecção de fases e capacidade para vídeo 4K a 30fps.
Software
A Nokia optou por incluir uma app fundamentalmente stock para a fotografia. Chegamos a diálogo com o responsável Ibérico da HMD, Luís Peixe, que abordou levemente o futuro desta app, e que passará pela integração de mais funcionalidades. Para já temos pouco controlo sobre o resultado final da fotografia, sem acesso a ficheiros RAW ou controles manuais.
O Nokia 8 inclui, todavia alguns extras sobre esta app, como a possibilidade de fazer streaming directamente para as redes sociais, mas principalmente a opção para manualmente escolhermos utilizar as duas câmaras principais em simultaneamente, só o sensor RGB, ou só o monocromático. A opção está lá porque, segundo explicaram os responsáveis da HMD, em condições de boa luminosidade, o Nokia 8 opta por usar somente o sensor RGB, poupando bateria.
Finalmente, não esquecer a possibilidade de utilizar em simultâneo as câmaras frontal e traseira, para os #bothie.
Enfim as fotografias
Apesar da simplicidade, as câmaras do Nokia 8 tiveram um comportamento louvável, com uma rápida aquisição de foco e soberba rapidez na produção do resultado final, mesmo com o HDR ligado, um ponto onde muitos equipamentos fraquejam. Aqui podemos ver toda a excelência do ISP Qualcomm Spectra integrado no Snapdragon 835. Este processador de sinal digital tem capacidades extensivas e lida soberbamente com o IMX 258 em todas as solicitações.
As fotografias resultantes são excelentes. À primeira vista, parecem-me aquém dos pesos-pesados do ano, como o Huawei P10 ou o LG G6, mas a quantidade de detalhe é muito interessante e acima de tudo agradam os tons naturais, tão próximos do olho humano. Numa era de cores super saturadas, o Nokia 8 faz um trabalho exemplar a produzir das fotografias mais equilibradas que podemos encontrar no mercado, sem vícios de maior.
As minhas favoritas são as imagens a preto e branco. Sem dúvida que oferecem detalhe mais refinado com menos artefactos. Utilizar esta câmara monocromática será uma experiência tremenda.
Não percam estas páginas no futuro próximo. Felizmente foi possível fazer um pequeno sprint com o Nokia 8, mas temos noção que há ainda muito para descobrir. Certo, certo, é que, no que diz respeito à fotografia, o Nokia 8 certamente oferece resultados apreciáveis.
Agora a palavra está do lado dos nossos leitores: o que pensam das câmaras Zeiss do Nokia 8?
[…] O que valem as câmaras Zeiss do Nokia 8? A TekGenius… […]