A Infiniti, marca de luxo da Nissan, revelou esta passada terça-feira o seu crossover semi autónomo Infiniti QX50, que será o primeiro veículo Infinity a integrar o sistema de assistência à condução ProPilot, mas incluirá ainda uma motorização muito interessante.
Futurista Nissan IMx quer conhecer o passageiro e cantar para os peões
No centro da motorização do Infiniti QX50 encontramos um motor VC-Turbo de 2.0 litros e 268 cavalos de potência, que se destaca por um desenho que inclui compressão variável, através da qual o motor pode alterar a taxa de compressão dos cilindros de 8:1 para 14:1, alternando entre as duas em apenas 1.5 segundos. Com esta capacidade para um condução energeticamente eficiente, o Infiniti QX50 poderá atingir 8.71 litros aos 100Km, conseguindo a performance da gasolina ou a eficiência de um veículo a gasóleo, conforme as necessidades do condutor.
Entretanto, o ProPilot servirá de auxiliar à condução. O sistema não é totalmente autónomo, mas analisa as condições da estrada e do tráfego para ajustar a velocidade de acordo com as necessidades, reduzindo a taxa de trabalho do condutor.