O Instagram e o Snapchat removeram a sua funcionalidade de stickers Giphy depois de um utilizador descobrir que um GIF racista poderia ser adicionado às publicações do Stories.
As duas redes sociais adicionaram uma integração Giphy às funcionalidades das suas Stories no início deste ano, o que permitiu aos utilizadores adicionarem GIFs de uma biblioteca. O utilizador do Twitter, Lyauna Augmon, publicou uma screenshot da imagem ofensiva e identificou o fundador da Instagram, Kevin Systrom, exigindo que fosse retirado. O GIF apareceu quando alguém pesquisou a palavra “Crime”.
O Giphy permite que os utilizadores publiquem conteúdo no seu site, e os seus termos de serviço indicam que os utilizadores não têm permissão para publicar conteúdo abusivo, obsceno ou ofensivo. Numa declaração, um porta-voz do Giphy afirmou que removeram o GIF depois de ter sido descoberto.
Em declarações ao TechCrunch, o Snapchat afirmou que removeu o GIF e interrompeu temporariamente a integração com Giphy enquanto esperam que a equipa do Giphy resolva a situação. O Instagram afirma ter feito o mesmo.