A ZTE está de volta e logo com o muito aguardado sucessor para o excelente Axon 7 de 2016! Fantástico, certo? Não totalmente.
Quando soubemos que a ZTE voltaria aos equipamentos de gama alta com um Axon 9, não podíamos deixar de fixar empolgados. Quem melhor que a ZTE para nos dar um banho de água fria com um equipamento totalmente derivativo que parece uma cópia genérica do iPhone, mas deixo a imagem falar por mim:
Certo? É como se todo um conjunto de marcas estivesse a comprar o mesmo smartphone ao mesmo fabricante e se limitasse a aplicar um branding. É como se os departamentos de design já não existissem ou se tenham limitado a tracejar sobre o iPhone e isto até poderia ter piada das outras cem vezes. Teria até mais piada se não fosse obra de uma marca desta dimensão, desta responsabilidade, e relativamente a um smartphone ansiosamente esperado há mais de um ano depois de inúmeras expectativas que não deram em nada.
A ZTE não compreende porque adoramos o Axon 7
A verdade pura e dura é esta. Não gostamos do Axon 7 por ser igual a todos os outros. Com os seus potentes altifalantes frontais, o Axon era inconfundível do ponto de vista estilístico. Não era perfeito: 2016 foi o ano dos fake bezels, com que muitas marcas pretendiam dar a entender que os ecrãs possuíam rebordos mais reduzidos.
Mas era para o então um smartphone muito mais impressionante do que um flagship médio o é hoje: o Axon 7 possuía o processador do momento, o Snapdragon 820, com 4GB de RAM, mas acrescentava-lhe um dos primeiros ecrãs QHD e sobrava-lhe ainda espaço para ser um dos pioneiros do force touch.
Acima de tudo, talvez, o Axon 7 era inconfundível e, ainda mais inconfundível com o iPhone. Por então, fez de facto parte do imaginário colectivo dos aficionados de tecnologia que queriam um smartphone exótico, com uma gama completa de especificações técnicas.
Hoje, o Axon 9 não tem nada de exótico e dilui-se num design igual a todos os outros, indistinto, sem arrojo. O que aconteceu, ZTE? Ou talvez mais importante: alguém precisa mesmo de mais um clone do iPhone X?