Nokia 9 PureView: os fãs da Nokia quase sonharam com esta sequência de palavras, e parece que o seu sonho se tornará realidade muito em breve. De facto, desde o ressurgimento da marca Finlandesa que se aguarda por um Nokia 9, mas também pelo regresso da qualidade fotográfica garantida pelo nome PureView.

Para já, tudo não passa de um rumor, mas a possibilidade está lá para que o próximo topo de gama da Nokia seja efectivamente o Nokia 9 PureView. Mais especificamente, este poderá ser o dispositivo com cinco câmaras que tem aparecido em diversos rumores, fotografias e renders de proveniência questionável. O Nokia 9 PureView teria assim câmaras ultragrande angular, zoom e mesmo uma unidade monocromática, além de uma câmara potencialmente para criação de desfoque do plano de fundo.

Entretanto, nada alterou os dados anteriores relativos à disponibilidade do Nokia 9 apenas em Fevereiro. Juho Sarvikas quererá garantir que o dispositivo se encontra refinado e verdadeiramente terminado antes de o lançar para o mercado, já que um smartphone com cinco câmaras principais não é tarefa fácil. O grande problema para Sarvikas e para a HMD será que em Fevereiro o Nokia 9 PureView poderá ter que enfrentar novos concorrentes com processadores mais recentes e outros argumentos.

Como expectável, as câmaras deverão ter lentes Zeiss, mas o branding PureView será quiçá mais importante na mente dos fãs da marca. Ainda assim, a sua abordagem deverá ser muito diferente daquela que viu a tecnologia PureView tornar-se um mito na fotografia móvel. Quando em 2012 o Nokia 808 PureView foi lançado, o seu sensor de 41MP era utilizado para fazer ovesampling das imagens para uma resolução inferior, com mais detalhe. Para tal, o sensor era fundamentalmente um sensor de câmara compacta, com pixéis de 1.4 micrómetros, com perto de uma polegada de diagonal, algo que não será possível obter de novo se pensarmos que qualquer sensor terá de partilhar o seu espaço com outros quatro sensores fotográficos.

Mas chegarão as cinco câmaras do Nokia 9 PureView para convencer os consumidores, não obstante o processador? Nem só do processador se faz um bom smartphone, mas a HMD terá certamente de ponderar bem as suas hipóteses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui