Cada vez mais os sensores são miniaturizados ao ponto de poderem ser facilmente integrados num smartphone. É o caso do sensor e app divulgados pela Leman Micro Devices (LMD), e que podem ser integrados em qualquer smartphone como um vulgar leitor de impressões digitais.
Como objeto omnipresente na nossa vida quotidiana, os smartphones têm um potencial crescente para servirem de monitores quotidianos dos nossos parâmetros de saúde. Doenças crónicas ao nível cardiovascular poderiam ser facilmente monitorizadas autonomamente pelos pacientes e poderiam assim salvar vidas.
A indústria médica tem noção destas potencialidades e temos assistido a tentativas de crescente sucesso para integrar sensores médicos e smartphones.
Recentemente, na CES de Las Vegas, a Chinesa Changong apresentou o H2, que permite determinar ingredientes e nutrientes nos alimentos, graças a espectroscopia.
Outra empresa inovadora, a Lohas Tech apresentou o BioRF, capaz de medir parâmetros arteriais via radar.
No caso da LMD, a ideia vai algo mais longe e o Health Sensor & App é o primeiro dispositivo de exatidão médica passível de integração num smartphone.
A utilização é simples e basta ao utilizador seguir as instruções no ecrã para medir diversos parâmetros arteriais, com diferentes níveis de pressão no sensor.
Isto permitirá avaliar a tensão arterial, mas igualmente o ritmo cardíaco, saturação de oxigénio, ritmo respiratório, ou temperatura corporal, com o que o smartphone teria uma real utilidade na motorização de diversas patologias cardiovasculares e deteção de episódios agudos.
O LMD Health Sensor & App já foi validado em testes laboratoriais e será apresentado à agência reguladora Americana FDA antes do final do ano.
O custo para o utilizador final estará diluído no custo do smartphone, com a app instalada de fábrica de modo gratuito.