É uma rotina que muitos diabéticos conhecem bem, a necessidade de picar o dedo para ter uma noção dos seus níveis glicémicos e controlar a doenças. Mas esta picagem tem consequências a longo prazo e não é de todo prática quando deva ser feita várias vezes ao dia. Métodos alternativos de controlo glicémico são, por isso, muito desejados há muito tempo, e o Samsung Galaxy Watch 4 pode finalmente incluir um mecanismo para medir os níveis de açúcar no sangue.

Os smartwatches possuem atualmente inúmeras funcionalidades úteis como por exemplo a medição do nível de oxigénio no sangue. Com o crescimento da diabetes a nível mundial, a medição da glicose seria uma questão de tempo e pode acontecer já no segundo semestre deste ano quando a Samsung lançar o seu próximo Watch.

O relógio utilizará um sensor ótico e poderá então medir os índices glicémicos de forma não invasiva e totalmente confortável, o que dará aos diabéticos um incentivo extra para controlarem uma doença com inúmeras complicações graves a longo prazo. Este tipo de tecnologia deve primeiro ser certificado por autoridades competentes para ser considerado fiável e aceite nos sistemas de saúde, mas a Samsung já deu um passo importante, desenvolvimento uma tecnologia de medição baseada na espectroscopia Raman em parceria com o IMT.

Esta técnica utiliza as propriedades vibratórias de determinadas moléculas quando são irradiadas com laser.

Além da Samsung, parece que também a Apple planeia trazer uma tecnologia semelhante para os seus relógios, ainda este ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here