A Samsung é a maior produtora mundial de semicondutores, mas com a TSMC a segui-la de perto, é natural que nem sempre seja a Samsung a ficar por cima, e tal aconteceu com o Snapdragon 855, que foi produzido pela gigante de Taiwan. A situação inverteu-se agora, com a Samsung a já ter garantido a produção do futuro Snapdragon 865.
Depois de aparentemente ter perdido a corrida para o fabrico do Snapdragon 855 em litografia de 7nm, o Snapdragon 865 será o primeiro chip a ser fabricado no processo melhorado de 7nm (EUV – Ultravioleta extrema), desenvolvido pela própria Samsung, e que terá mostrado melhor competitividade que o processo da concorrente TSMC.
É esperado que o Snapdragon 865 inicie a sua produção em 2019, para um lançamento em 2020, mas a Samsung poderá utilizar a nova litografia já no futuro Exynos que equipará o seu próximo flagship, o Galaxy Note 10. Entretanto, está ainda em aberto a quem recorrerão os restantes players no desenho de chips. Se a Apple pode estar “no saco”, a Huawei pode ainda pender para a TSMC.
[…] começam a revelar-se sobre o futuro processador de topo da Qualcomm, depois de veicularmos que a Samsung parece ter agarrado o fabrico deste processador de 7nm. Agora, via Roland Quandt, parece que o chip terá duas versões, algo que […]