A memória RAM é mais rápida do que a memória de armazenamento, um facto bem conhecido de todos os que lidam com tecnologia. Porque não utilizar então a memória RAM para armazenamento e tornar tudo muito mais rápido? Na verdade há imensas razões para não o fazermos, mas a Xiaomi introduziu agora uma tecnologia que permitirá aumentar a performance dos seus smartphones em gaming: a RAMDISK
O nome é bastante perentório: a tecnologia permitirá instalar um jogo na RAM, não no armazenamento interno, com o que a performance deste pode aumentar entre 40% a 60%. Claro que aconselhamos a que tenham um smartphone com uns bons 8GB de RAM no mínimo, se não mais e talvez por isso a Xiaomi só tenha oferecido esta inovação ao Xiaomi Mi 10 Ultra, com os seus galopantes 16GB de RAM, mas muito possivelmente outros smartphones vão receber esta interessante proposta.
Há apenas um senão, e não é surpreendente, para quem sabe como funciona a memória RAM: sempre que limparmos a RAM, por exemplo com um reboot, o jogo irá simplesmente desaparecer. Por isso convém que nos lembremos de passar o jogo para a memória interna nestas circunstâncias.