O hidrogénio é cada vez mais apontado como uma grande solução energética, mas o seu armazenamento e transporte são complexos e perigosos, limitando o seu atrativo. Uma nova descoberta do Fraunhofer Institute promete, no entanto, revolucionar e facilitar o armazenamento e distribuição de hidrogénio. É tão simples quanto uma pasta solúvel em água.

POWERPASTE

A pasta chama-se Powerpaste, bem batizada pela sua capacidade de armazenar energia em forma de hidrogénio, e forma-se quando misturamos hidreto de magnésio, um éster – componente comum nas doçarias e um sal metálico. Quando esta pasta é misturada com água, uma reação química liberta uma grande quantidade de hidrogénio, uma parte da própria água, outra a partir do hidreto de magnésio.

“A Powerpaste armazena hidrogénio em forma química à temperatura ambiente e pressão atmosférica, para ser então libertado conforme necessário,” declarou o Dr. Marcus Vogt, investigador do Fraunhofer.

A ideia é simples: em vez de termos a mistura dentro de uma unidade industrial, a ideia é equipar os veículos com depósitos de água e Powerpaste para produção do hidrogénio e então obtenção de propulsão. Como a Powerpaste só se decompõe perto dos 250ºC, é segura mesmo que o veículo se mantenha ao sol o dia todo.

Demonstrador de gerador energético com uma cassete de Powerpaste e uma célula de combustível de 100W.

O Instituto Fraunhofer planeia iniciar a produção ainda este ano para uma produção de até 4 toneladas de Powerpaste por ano, orientando a produção para veículos elétricos ligeiros, como scooters e motas. Mas, com uma densidade 10 vezes superior à das baterias atuais, um contentor de Powerpaste poderá oferecer autonomia comparável à da gasolina

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui