Os ecrãs 3D são uma quimera da informática, uma tecnologia perseguida há décadas com variados graus de insucesso. Sim, insucesso, porque até agora nenhum produto conseguiu realmente lançar a revolução e estamos, até hoje, dependentes de óculos de realidade aumentada para visualizar os nossos projetos em 3D. Sempre uma marca à qual não faltam arrojo ou imaginação, a Acer quer usar os seus ConceptD para lançar novamente a revolução dos ecrãs 3D.
Através da iniciativa SpatialLabs, a Acer equipará os seus ConceptD com câmaras estereoscópicas e entregará um destes equipamentos aos aderentes ao projeto SpatialLabs Developer Program for Unreal Engine, para que possam começar a desenvolver aplicações e tecnologias para enriquecer o ecossistema. Francamente, começar por aqui é a decisão certa, por comparação ao caminho solitário que outras marcas seguiram. Entregue-se a tecnologia à comunidade e deixem-na crescer.
Mas como funcionará então a tecnologia SpatialLabs? Além das câmaras estereoscópicas, o ecrã UHD destes portáteis tem uma camada especial de lentes que permite alternar de uma visualização normal para uma 3D.
Não serão ecrãs feitos para estarmos a ver filmes ou jogar, mas ferramentas refinadas de design e engenharia, que darão aos profissionais a possibilidade de visualizar, rever e alterar os seus projetos sem recurso a óculos externos. É algo muito bem-vindo numa era em que o teletrabalho necessita de ferramentas que mantenham a produtividade à distância e os workflows beneficiarão de simplificação e agilização. Isso significa não termos de andar com equipamentos acessórios às costas.
Mas, para já, será isso mesmo que teremos. O projeto SpatialLabs da Acer está agora a dar os primeiros passos, ainda sem datas concretas para chegar ao mercado.