A Sony oficializou o seu mais recente par de auriculares TWS. Os WF-1000XM4 são um labor de amor da Sony que quis melhorar um produto já no topo do seu campeonato e melhorou aqui tanto a construção, quanto o hardware interno.
Isto inclui a introdução de um mais poderoso chip para cancelamento de ruído. O V1 combina a conectividade Bluetooth e o cancelamento de ruído num só chip e promete baixar os níveis de ruído em 40% face à geração anterior e inclui deteção de vento que ativa o cancelamento de ruído automaticamente.
As novas funcionalidades incluem emparelhamento rápido e deteção automática da voz, o que permite pausar a música e ligar a perceção de ruído ambiente quando falamos com alguém. Cada auricular tem, depois, o seu próprio microfone de condução óssea para permitir conversação telefónica em ambientes ruidosos, além de microfones com formação de feixes.
A Sony diz-nos que os ímanes são 20% maiores e os diafragmas foram melhorados com mais flexibilidade. Não havendo dúvidas de que estes auriculares TWS são feitos para os mais exigentes, trazem consigo áudio Hi-Res via LDAC para um sinal de maior qualidade via Bluetooth, além da feature DSEE Extreme que utiliza inteligência artificial para reconstruir áudio comprimido. Finalmente, a Sony disponibiliza 360 Reality Audio, ou uma experiência de áudio verdadeiramente surround com uma maior perceção direcional e de profundidade.
Quanto à autonomia, temos 24 horas de autonomia total, com os dois carregamentos incluídos na caixa. O carregamento rápido a bordo permite ganhar 60 minutos de utilização com apenas 5 minutos de carregamento e os auriculares podem mesmo ser carregados de forma wireless via protocolo Qi. Desligar o cancelamento de ruído significa que ganhamos algumas horas, para uma autonomia total de 36 horas.
Os WF-1000XM4 estão disponíveis em branco e preto e têm certificação IPX4 para os podermos usar em qualquer circunstância. Afinal, porque haveríamos de os querer tirar do ouvido?