Desde o lançamento do primeiro Huawei Nova em 2016, um smartphone que considerei por então bastante feminino – se é que podemos personalizar objetos – que a família Huawei Nova tem incorporado o seu lado mais sexy. Nada muda com a chegada a Portugal do Huawei Nova 9, o mais recente dispositivo da marca em Portugal e que traz uma aposta em excelente design e custo-benefício, mas outras novidades muito interessantes também.
Habituados que estamos a ver a Huawei com os seus adorados Kirin, por razões que não importa repetir aqui ad nauseum, a marca teve que se repensar e chega aqui com um dos melhores processadores do mercado no que diz respeito ao 4G, o Snapdragon 778G, octa-core de vocação gamer de predicados mais do que provados. Sim, é apenas 4G, mas parece que com o lodaçal que vai no leilão 5G, não será por aí que há problemas.
Com esta escolha de processador, o Huawei Nova 9 acaba por ser um equipamento muito ajustado ao mercado nacional, capitalizando nas especificações que incluem ainda 8GB de RAM e 128GB de armazenamento inteiro. Mas, se o interior é que importa, a alma está também no design e o Nova 9 melhora o design muito característico do Nova 8 com o seu enorme módulo fotográfico em forma de “pílula”, acrescentando aos traços gerais a elegância de um ecrã curvo AMOLED de 6.57″ FHD e com 120Hz de taxa de atualização para animações muito mais suaves. O ecrã promete cores muito dinâmicas, graças a HDR10 e 100% do espaço de cor DCI-P3.
Mas, regressando então à face traseira onde as câmaras dominam, encontramos aí um potente sensor de 50MP RYYB, filtro alternativo ao Bayer RGB tradicional com que a Huawei tem conseguido excelentes resultados, acompanhado este sensor principal um outro de 8MP ultragrande angular e um sensor auxiliar de profundidade de 2MP, além de uma macro de igual resolução. Na frente, o Nova 9 tem uma câmara potente de 32MP, perfeita para streamers e produtores de conteúdos. O Petal Clips, a aplicação Huawei de edição de vídeo vem pré-instalada para realçar esta vocação multimédia.
Último detalhe de enorme relevância ao nível do hardware, o Huawei Nova 9 apresenta uma bateria de 4300mAh com carregamento rápido de 66W.
No lado do software, o Huawei Nova 9 apresenta a EMUI 12 sobre o Android 11 e, claro, chega sem Google Services, algo que já não é particularmente impeditivo.
Com tudo isto e um preço de €549, o Huawei Nova 9 tem uma excelente relação custo-benefício, ainda mais se considerarmos que oferece Freebuds 4 e 3 meses de Huawei Música e 50GB de cloud. A chegada às lojas dá-se a 12 de Novembro.
i mais uma coisa
Se o Huawei Nova 9 foi o grande destaque do evento de hoje da Huawei, a marca revelou a chegada a Portugal do Nova 8i, uma oferta bem mais contida e acessível, com um foco na autonomia e nas especificações equilibradas.
Para este Nova 8i, a Huawei escolheu um processador muito respeitado, se bem que com algum tempo de mercado já, o octa-core Qualcomm Snapdragon 662, acompanhado de 6GB de RAM e 128GB de armazenamento interno. Excelente opção, a marca manteve a bateria de 4300mAh com carregamento de 66W que permite 100% de carga em menos de 40 minutos.
Adeus ao ecrã AMOLED, o Nova 9i apresenta um IPS LCF de 6.67″ FHD+. Entretanto, o departamento fotográfico está em linha com qualquer concorrente que possamos ter em mente, mobilizando um sensor principal de 64MP, uma câmara ultragrande angular de 8MP e dois sensores de 2MP, um para fotografias macro, o outro para profundidade. À frente encontramos uma câmara de 16MP.
O Huawei Nova 9i chega a Portugal oficialmente a 12 de Novembro por €379.99.
Com estas duas novas ofertas, a Huawei regressa em forma ao mercado nacional depois de algum tempo de silêncio. Se algo posso apontar a algum destes equipamentos é que ainda melhor seria termos por cá o Huawei Nova 9 Pro, com o seu carregamento de 100W. Estão a ler isto, Huawei? Que tal isto para ideia?