Já vimos muitos portáteis finos, talvez o mais conhecido dos quais seja o MacBook Air. Mas nunca vimos nada tão fino assim. No canto direito, sem qualquer porta física, um Intel Core i7-1280P, apenas 7mm de espessura e 861 gramas, o mais fino portátil de sempre, o primeiro sem qualquer porta física: Craob X!
OK, perguntam-me “quem?”. Certo. Não é um nome comum, mas a Craob acaba de anunciar um portátil que não é de todo como os outros. Um verdadeiro prodígio de engenharia e design, o Craob X não é um protótipo, mas um produto real que estará disponível brevemente sem qualquer porta física, extremamente fino e que consegue ainda assim oferecer a potência de computação dos mais recentes Intel Core de 12ª geração, especificamente numa configuração máxima com o potente i7-1280P.
Para sermos claros, com menos de 1Kg e apenas 7mm de espessura, o Craob X pode ter no seu interior um potente processador de 14 núcleos e 20 threads, mostrando quão maleável é a nova arquitetura dos Alder Lake. O i7-1280P tem 6 núcleos P (Golden Cove) com uma frequência máxima de 4.8GHz, conjugados com 8 núcleos E (Gracemont) com frequência máxima de 3.6GHz e uma TDP de 28W. O processador terá um máximo de 32GB de RAM LPDDR5 e até 2TB de armazenamento PCIe 4.
O ecrã de 13.3″ pode ir até uma configuração 4K praticamente sem rebordos.
Então, sem qualquer porta física, como consegue o Craob X aceder aos milhares de periféricos com fios que encontraremos no nosso dia a dia? A Craob desenvolveu uma solução muito engenhosa na forma de uma doca que se acopla magneticamente ao ecrã e que não só inclui as tais portas físicas, como é o carregado wireless com que a bateria deste portátil pode ser carregada. A doca tem portas USB-A, USB-C com Thunderbolt 4 e mesmo leitor de cartões SD. Não só é prático, como é um desenho muito inteligente.
Portanto, a Craob ainda não revelou o preço e a disponibilidade deste portátil revolucionário que pode bem mostrar o caminho do futuro às grandes marcas, pelo que aguardamos mais notícias sobre o ultraleve e ultrafino Craob X.