Há excelentes notícias para os gamers portáteis, mas menos boas para quem quer um desktop com as novas Intel Arc: se a versão mobile chegará ao mercado no momento marcado, as versões desktop parecem ter sido adiadas.

Assim, a par com os Intel Alder Lake de 12ª geração, as Intel Arc capazes de ray tracing, mesh shading e shading variável, além de super sampling, chegam ainda este trimeste ao mercado. As versões para desktop destas promissoras gráficas da Intel chegam somenta algo mais tarde, no segundo trimestre em vez de no primeiro anteriormente anunciado. Entretanto, as versões para workstations chegam no terceiro trimestre.

A Intel tem grandes esperanças para a primeira geração das suas GPU Alchemist e espera vender mais de 4 milhões só este ano, estando já a trabalhar na terceira geração com o nome de código Celestial, a par com a segunda geração Battlemage, nomes que não deixam de mostrar a postura gamer destas gráficas De modo geral, o mercado aguarda com grande ansiedade estas GPU, depois de algumas décadas em que as gráficas da Intel não significaram grande coisa em termos de performance.

Com a própria Intel a ver-se desafiada nos processadores pela AMD, que também concorre agora a sério com a Nvidia, o lançamento das suas primeiras gráficas discretas com real capacidade para se afirmarem é um evento pelo qual todos os entusiastas aguardam. Entretanto, os planos transcendem a mera disponibilização destas gráficas em portáteis e laptops. Segundo o Endgadget, o projeto Endgame disponibilizará computação cloud com acesso de baixa latência a GPU Arc, algures no futuro próximo, mas ainda por revelar.

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