Estamos perante alguns dos melhores portáteis de vocação empresarial no mercado, quando falamos dos HP EliteBook, e tomando a CES como ponto de partida, a marca anunciou uma nova geração para estes portáteis, destacando-se a chegada dos processadores Raptor Lake P e U, com a promessa de uma significativa melhoria de desempenho.
Por cá, a geração anterior valeu-nos alguns bons momentos de trabalho, refletindo-se numa avaliação muito positiva. E se estes equipamentos eram excelentes para começar, para quê mexer neles? A resposta é que na verdade a HP parece ter ajustado pouco, capitalizando num hardware de uma solidez impecável.
A maior atualização é a chegada de processadores Intel Core Raptor Lake P e U de 13ª geração, embora a marca não tenha de todo mencionado qual a configuração máxima. Teremos de ver mais à frente. Enquanto a versão x360 está limitada a 32GB – que não é um limite realmente baixo -, o EliteBook 1040 G10 pode levar até 64GB e ambos contam com até 2TB em armazenamento interno.
Se o ano passado a marca introduziu ecrãs 16:10, tornando-se pioneira neste formato, este ano os EliteBook 1040 G10 e EliteBook x360 1040 G10 mantêm as proporções, mas podemos optar entre um ecrã WUXGA (1,920 x 1,200) ou um WQXGA (2,560 x 1,600), oferecendo um boost de resolução que pode ser bem-vindo para muitos. Podemos ter uma bateria de 51Wh opcionalmente, e que pode marcar a diferença com o ecrã de resolução maior, ou manter a bateria de 38Wh. A destacar ainda a câmara frontal de 5MP.
Como anteriormente, os dois EliteBook oferecem boa conectividade, ou duas portas Thunderbolt 4.0, duas portas USB-A, porta HDMI e um jack de áudio, tornando-se mais uma vez equipamentos muito adequados para o trabalho híbrido onde as portas extras são úteis para conseguirmos estar ligados a periféricos em qualquer local. Temos novamente uma possibilidade 5G para ainda mais maleabilidade, além da Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.3.
Beleza não é tudo, e por isso a HP não colocou todos os ovos nesse cesto. Bonitos que sejam, os novos EliteBook são igualmente resistentes, com certificação MIL-STD 810H, aliada a materiais reciclados utilizados em grande medida para tornar cada equipamento mais sustentável.
Em breve poderemos conhecer melhor quais as novidades destes equipamentos em mais detalhe.