É esguio, tem um toque decididamente premium e a sua capacidade é igualada pela portabilidade conferida por estes chassis ao mesmo tempo bonito e leve. O HP Elite x360 1040 G9 chegou com processadores Intel vPro de 12ª geração, câmara de 5MP, áudio impecável e 5G opcional, para podermos manter-nos produtivos em qualquer momento, em qualquer local, sem restrições de rede, conforto ou autonomia.

Uma bestialidade para o trabalho híbrido

O equilíbrio vida/trabalho está cada vez mais na ordem do dia, à medida mesmo que muitas empresas chamam os funcionários para o escritório, enquanto muitos profissionais batem o pé e exigem regimes híbridos que os poupem às horas de transportes, trânsito e horas perdidas longe de casas usadas para dormir. No meio, as empresas mais inteligentes e os profissionais mais capazes munem-se das ferramentas para manterem a sua produtividade sem compromissos, em qualquer local, a qualquer momento.

Um portátil especialmente pensado para produtividade em movimento necessita de algumas características muito específicas e o HP Elite x360 1040 G9 apresenta em si a lista quase completa.

Este é um portátil louvavelmente leve, cujo fator de forma x360 permite uma utilização muito ágil como portátil tradicional ou tablet, para produzir ou absorver conhecimento. Apesar da leveza e das linhas muito limpas, o equipamento mostrar-se-á extremamente durável, já que passou por testes MIL-STD-810H, ponto também importante para um portátil que vai andar connosco para todo o lado e será propenso a um ou outro salpico de água no teclado.

A conectividade não está nada má para um equipamento tão compacto, oferecendo portas USB-C Thunderbolt 4 com 40Gbps USB Power Delivery e DisplayPort 1.4, duas portas SuperSpeed USB-A e mesmo uma porta HDMI 2.0. Falta apenas uma porta ethernet, pelo que se precisarem de usar uma conexão física terão de usar um conversor. Claro que há opções como a ranhura SIM para conectividade 5G e um leitor Smart Card.

A combinação de câmara de 5MP com capacidade de vídeo FHD e o áudio B&O com colunas estéreo é excelente, oferecendo por um lado vídeo nítido e um som claro e com um inegável coice. O desempenho em videoconferência está acima de qualquer crítica e deixou-me perfeitamente agradado a cada reunião, não encorajando a utilização de auriculares ou outro headset para ouvir melhor. Não era necessário.

Por outro lado, considerando que se destina a uma utilização empresarial, o Elite x360 1040 G9 chega com excelentes opções de segurança, começando pela câmara com Privacy Camera que aplica uma cobertura sobre a câmara, Windows Hello, leitor biométrico e ainda o Wolf Pro for Business a bordo, para impedir a execução de scripts maliciosos e proteger os nossos dados importantes. No lado mais prático, o HP Auto Lock and Awake bloqueia o Elite quando nos afastamos e acorda-o quando nos colocamos novamente à sua frente.

Finalmente, temos de falar rapidamente da autonomia. A não ser que passem algumas horas de rajada a processar fórmulas complexas, o HP Elite x360 G9 oferece bateria suficiente para durar um dia inteiro, particularmente se procurarem baixar um pouco a luminosidade do ecrã. Estou a falar de quatro horas de produtividade contínua com edições no Office, e algo mais perto das 10 horas para tarefas como leitura de documentos e anotações, o que é positivo sem ser extraordinário. O carregamento rápido é a cereja no topo do bolo, com uma hora de carregamento a colocar-nos com 2/3 de carga reposta e prontos para mais uma rodada.

Desempenho e conforto quotidiano

O HP Elite x360 1040 G9 é, por assim dizer, um pináculo da gama Elite para negócios, munido de opções de hardware interessantes. Se bem que o nosso modelo de testes não estivesse na configuração máxima da família, o Intel Core i5-1235U com 16GB de RAM DDR5 e 512GB de armazenamento interno SSD mostrou-se suficientemente ágil para trabalho quotidiano, da facilidade com que encaixa uma reunião no Zoom ou no Teams, até ao processamento de folhas de cálculo relativamente substanciais.

Se sentirem que precisam de ainda mais capacidade, têm obviamente opção de ir até um Intel Core i7-1265U com algo mais de coice. Mas no jogo do equilíbrio entre desempenho e autonomia, o Core i5 chega perfeitamente para aquilo que serão o núcleo duro das tarefas quotidianas de um escritório.

Contudo ponto alto do Elite é definitivamente a sua combinação de teclado e ecrã. Uma unidade IPS 16:10 WUXGA (1920 x 1200) tátil muito responsiva, este ecrã tem bons contrastes e luminosidade, enquanto a superfície absorve relativamente bem os reflexos do escritório. O formato 16:10, depois, é muito interessante para incrementar a nossa produtividade, embora no meu caso – como no caso de muitos – utilize algumas aplicações proprietárias que são otimizadas para 16:9.

Complementarmente, o teclado é excelente. Confortável, silencioso e bem espaçado, é muito confortável para longas horas de trabalho, graças à atuação suave das teclas e embora pudesse facilmente ser puxado mais para as laterais de forma a ter teclas algo maiores, é dos melhores do mercado. Não é totalmente perfeito, dependendo do gosto de cada um, caso prefiram a tecla Enter na vertical como eu, para minimizar toques em falso.

Finalmente, destaco igualmente a caneta ativa que vem com o portátil e que pode acoplar-se magneticamente na lateral. Não é tão ideal quanto uma doca propriamente dita, por isso cuidado para não a perderem.

Conclusão

No que diz respeito aos portáteis empresariais, o HP Elite x360 1040 G9 preenche praticamente todas as nossas necessidades. É um computador com um desenho elegante e leve, resistente e polivalente, que oferece um excelente compromisso entre autonomia e performance, sem comprometer funcionalidades ou conforto. No fundo é um excelente computador a vários níveis que pode ser o cavalo de batalha dos profissionais numa nova era de mobilidade e conectividade, e que brilha mal aquela reunião começa com o seu som cristalino e audível.

Porquanto o HP Elite x360 1040 G9 seja um portento empresarial, aquilo que não é, é particularmente barato. As suas competências muito específicas são obtidas por preços a começar nos €1700 que, tudo somado, não deixa de ser um valor muito competitivo para empresas e para este segmento de equipamentos onde existem alternativas substancialmente mais caras. Como em tudo, também no preço, este equipamento é um excelente exercício de custo-benefício.

REVIEW GERAL
Design & Construção
8.5
Hardware
9
Performance
8.5
Bateria
9
Experiência de utilização
9
Relação qualidade-preço
8
Fotografia, tecnologia, ciência: investigar escrever é uma paixão. Nas horas vagas, a caminho do trabalho ou de casa, cada minuto conta para descobrir e divulgar algo novo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here