As organizações modernas podem ser extremamente complexas e têm muitas dificuldades em encaixar nos seus processos de melhoria contínua o feedback dos seus colaboradores. Os mecanismos de incentivo à colaboração e, posteriormente, os mecanismos de enquadramento do feedback, são difíceis, desinteressantes e muitas vezes tudo cai no vazio. A pandemia, descentralização dos postos de trabalho e emergência de modelos de trabalho remoto ou híbrido não facilitaram de todo a tarefa e fenómenos como o silent quitting e a The Great Resignation colocaram em cima da mesa a necessidade das empresas cada vez mais compreenderem o que realmente sentem os seus colaboradores. O paradigma mudou do “ninguém é insubstituível” para o “nenhuma empresa é insubstituível”.

Assim, durante o ano de 2021, que ficouconhecido como o ano da Grande Demissão (The Great Resignation), um número recorde de 47,8 milhões de trabalhadores deixaram os seus empregos, com alguns estudos – o mais conhecido dos quais da PWC – a indicarem que a Demissão não está perto de estar terminada. Estima-se que este ano acabe com um valor de cerca de 20% de demissões a nível mundial.

De acordo com a Forbes, 79% dos colaboradores que deixam as organizações indicam a falta de reconhecimento como a razão para a sua demissão, sendo esta a principal causa das elevadas taxas de turnover dos colaboradores.

Foi este o enquadramento para a criação da plataforma Upreciate, uma solução para empresas que têm os talentos no topo das suas prioridades. Upreciate permite que as organizações criem uma cultura de feedback ágil, regular e espontâneo. Todos os colaboradores podem agradecer e reconhecer em qualquer altura e em qualquer lugar, mesmo remotamente, através de uma app que está “sempre à mão”.

A componente social do reconhecimento público presente no Upreciate tem um efeito muito positivo de celebração das conquistas em equipa. Enriquecida com mecanismos de gamification que tornam a experiência de utilização estimulante e aumentam o engagement, a Upreciate promete transformar a forma como as pessoas agradecem e reconhecem, enquanto promove os valores da organização.

Entre outras funcionalidades da plataforma, destaque para:

Reconhecimento de competências: Os colaboradores podem reconhecer as competências de outros colegas. A plataforma vai-lhe permitir gerar um mapa de competências que lhe vai facilitar a identificação das competências a trabalhar com cada colaborador, bem como identificar os colaboradores com mais potencial em determinada competência (Liderança, Comunicação, entre outras).

Atribuição de “thumbs up”: Com a plataforma Upreciate, pode reagir ao trabalho dos colegas dando um “Thumbs Up” para uma apresentação ou colaboração num projeto. Estas reações aparecem no feed da aplicação e toda a organização pode reagir e enaltecer o reconhecimento.

Sistema de recompensas: Os pontos ganhos podem ser trocados por recompensas parametrizadas pela organização. Premeie assim a performance com recompensas aliciantes para os seus colaboradores.

Mood Board: Esteja sempre a par do estado da arte da sua organização.Com um “hapiness score” que reúne feedback em tempo real sobre os sentimentos dos colaboradores, é possível ter uma noção do cenário e detetar momentos de insatisfação geral para e agir enquanto é tempo.

Interação com feed social: Torne o reconhecimento visível a toda a Organização através de um feed onde a equipa pode celebrar o desempenho: 92% dos trabalhadores são mais propensos a repetir uma ação específica depois de receberem reconhecimento por ela.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui