Quem não percebeu há alguns anos atrás o potencial dos smartphones, perdeu o comboio. E do hardware ao software, muitos falharem em perceber o que o futuro traria. Não podemos negar que os smartphones de hoje são tão potentes quanto computadores há apenas alguns anos, mas o caminho das melhorias não abranda. Na Computex, a ARM revelou as suas novas arquiteturas e tecnologias para os SoC do amanhã e para smartphones ainda mais potentes. Há três novos núcleos, novas gráficas e uma nova arquitetura.

Começando pelos núcleos, há o novo e potente Cortex-X4, que apresenta um acréscimo de 15% de potência, mas em compensação oferece um consumo energético 40% inferior, o que será verdadeiramente impressionante, ao podermos ver smartphones tão potentes quanto as gerações anteriores, mas com uma autonomia amplamente superior. O Cortex-X4 é acompanhado dos Cortex-A720 e A520, e também aqui há um foco no consumo energético, com poupanças nas ordens dos 20 e 22%, respetivamente.

Para organizar estes núcleos num sistema muito mais eficiente, a ARM introduziu uma nova arquitetura, a DSU-120 (DynamIQ Shared Unit). Esta arquitetura suporta até 14 núcleos, reunindo um ou mais núcleos com memória L3 até 32MB (por comparação a 16MB na DSU-110), lógica de controlo e interfaces, aumentando a eficiência energética da DSU-110 que a antecede.

Há ao nível do consumo energético algumas melhorias significativas. A ARM percebeu que parte do problema reside em fugas de memória, e criou múltiplos mecanismos que permitem à RAM entrar num modo de baixo consumo quando não está em utilização efetiva.

Entretanto, o anúncio mais interessante pode bem ser a nova GPU Immortalis-G720, uma GPU revolucionária que oferece mais capacidade que a G715, mas num pacote muito mais eficiente do ponto de vista energético. A nova gráfica oferece 3D em tempo real, ray tracing, variable rate shading e a nova Deferred Vertex Shader (DVS) que resolve o problema do elevado consumo energético no acesso à memória durante gaming, e que a ARM estima ser responsável por 40% do consumo energético. A tecnologia permite um aumento de cerca de 20% de desempenho em cenários reais, incluindo no aumento do framerate. As capacidades desta gráfica ganharão ainda mais vida quando, algures ainda este ano, o motor Unreal Engine 5 chegar ao sistema Android.

As novas tecnologias da ARM não escondem a sua vocação este ano e, com os chips mobile a serem já bastante potentes, o caminho está aberto para um grande salto qualitativo em termos de potência, já que poupanças ao nível dos 40% permitem certamente adivinhar que marcas como MediaTek e Qualcomm tentarão oferecer saltos de potência significativos dentro dos mesmos parâmetros energéticos atuais.

Podem conhecer as novas tecnologias ARM melhor aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui