Não pensaremos em aspiradores mal nos falem da Samsung, mas com Bespoke Jet, a marca Coreana coloca em sentido as grandes marcas da aspiração, criando um equipamento com engenharia inteligente e deliciosamente prático. Aspirar a casa com o Samsung Bespoke Jet é relaxante e agradável, retirando da tarefa os seus principais pontos negativos para uma experiência de aspiração das mrelhores no mercado.

Um dos aspiradores mais cómodos do mercado

Os aspiradores sem fios são, por definição, convenientes, contudo não são sem defeitos. Têm, por norma, que ficar encostados à parede, quiçá seguros numa doca, ou simplesmente pousados algures, caso contrário há sempre o risco de que caiam e se danifiquem.

São também no geral desagradáveis de esvaziar, com depósitos que se abrem e soltam detritos por vezes de forma nada previsível, e há ainda que considerar que na esmagadora maioria das soluções carecem de uma arrumação credível para os seus acessórios.

Com o BeSpoke Jet, a Samsung resolveu muitos dos problemas deste tipo de aspiradores, começando por ma elegante e atraente doca que pode ser colocada onde bem desejarmos, sem necessidade de fazer furos na parede. A doca é fácil de mover e pode acomodar a totalidade do aspirador, enquanto não só o carrega, mas também fornece um sistema de auto-limpeza que aspira o conteúdo do depósito para um saco de elevada capacidade. A remoção e instalação destes sacos de armazenamento de detritos é fácil, bastando para isso remover o painel lateral da doca e proceder à substituição.

Não sabendo exatamente qual a capacidade destes sacos, não necessitei de o substituir ao longo do mais de um mês que o BeSpoke esteve connosco, apesar de uma casa onde habitam três gatos em altura de mudança de pelo.

Quanto aos acessórios, o Samsung Bespoke Jet vem com uma doca onde cada escova e mesmo uma bateria adicional podem ser armazenados convenientemente. Em contrapartida, não há um clip para mantermos no cano um ou outro acessório de necessidade mais imediata. Se a doca é conveniente e permite ter ali todas as peças em vez de as amontoarmos num qualquer local, ainda significa uma área extra ocupada pelo aspirador, parecendo que muitos dos acessórios poderiam ter sido incluídos na base de aspiração, mas nesse caso esta perderia alguma da sua simplicidade elegante, como é óbvio.

Tremendo poder de sucção

O Samsung Bespoke Jet não tem este nome por mero acaso. O mais alto dos seus quatro níveis de aspiração chama-se precisamente Jet, e a sua capacidade de sucção é impressionante, aspirando mesmo os detritos mais pesados e volumosos, como as sempre desafiantes areias dos gatos.

Se há de facto algo que podemos dizer sobre o Bespoke Jet é que demonstra uma impecável capacidade de captação de lixo, aspirando com eficiência a casa e livrando-nos de pelos, pó e outros detritos. As diversas escovas disponíveis adaptam-se tanto aos soalhos, quanto aos rodapés e mesmo topo dos móveis, enquanto o tubo telescópico é uma mais-valia que deveria ser incluída em todos os aspiradores deste género. Uma nota de cautela, no entanto: quando o aspirador é devolvido à base, convém que o tubo seja recolhido ou o encaixe não será suficientemente correto para o Bespoke carregar.

A principal escova motorizada é bastante ampla, porventura bem maior do que estamos habituados com um aspirador deste tipo. No seu centro temos uma escova fofa que não mostra tendência excessiva para atirar com detritos em vez de os sugar. Há também um tubo para as frinchas e uma escova para limpar pelos de animais que rapidamente se tornou a minha melhor amiga em sofás e camas. Há ainda uma ferramenta para permitir ao cano dobrar-se e uma escova para limparmos o pó em superfícies.

Começando pelo modo de aspiração mais baixo, este revela-se silencioso, mas é melhor para uma aspiração de manutenção aqui e ali, parecendo não ser feito para captar detritos mais pesados. Podemos subir a parada mais dois graus até ao modo Max que será mais do que suficiente para aspirarmos o pior que tivermos em casa, incluindo tapetes e partículas pesadas. Na prática, o modo médio será o mais utilizado até chegarmos aos pontos da casa que requerem o Max.

Contudo, se querem algo para aspirar a própria alma, então vamos chegar até ao modo Jet, que sopra como se tivéssemos ligado o motor de um avião e começa a colar a escova ao chão. Este modo é impecável para aspirar o máximo possível os tapetes que temos lá por casa, mostrando-se o mais capaz para os deixar limpos com pouco esforço. O Bespoke Jet aposta tudo na aspiração e deixa um pouco de lado a capacidade de rotação da escova, que se prende um pouco nos tapetes, o que poderá surpreender-nos.

O único ponto negativo do modo Jet é – obviamente – a forma como mata a autonomia mais depressa do que desejável. Com uma autonomia máxima de 42 minutos (que já de si não é extraordinária), o Bespoke Jet desce para os 8 minutos no modo Jet, pelo que este terá de ser mesmo usado como opção de emergência pontual. Assim será, bastando talvez um boost de um ou dois minutos para limpar uma zona mais difícil.

Funcionalidade lamentavelmente em falta no Bespoke Jet é a potência dinâmica que altera a potência de sucção ou de rotação quando encontramos superfícies mais resistentes ou detritos maiores, o que nos força a controlar manualmente a potência em diversas situações. Com ajuste automático de potência, o Bepsoke Jet seria virtualmente perfeito.

Higiene e manutenção facilitadas

O Samsung Bespoke Jet é um aspirador definitivamente atraente para quem tem aversão a pó, e principalmente alergias. Despejar um depósito de um aspirador tem sempre todo o potencial para lançar partículas pelo ar, tema habilmente eliminado pela Samsung com os sacos da estação de auto-limpeza e que são auto-vedantes. Portanto, uma vez cheios, removem-se e está feito.

Antes disso, durante a aspiração, um filtro de 5 camadas parece fazer um soberbo trabalho ao nível de filtrar do ar as mais pequenas partículas que geralmente nos causam alergias quando aspiramos, e não é difícil desmontar as peças do aspirador para lavarmos componentes como o micro-filtro. Bom, não é nem difícil desmontar, nem o é voltar a montar as peças, embora o encaixe final do depósito pudesse ser mais ágil.

Remoção de pó com conveniência máxima

Portanto, sim, o Samsung Bespoke Jet convence pela sua agilidade e robustez. Há uma qualidade nos materiais e design que não nos engana quanto à qualidade geral do equipamento, e ninguém vai deixar de adorar a doca de auto-limpeza e carregamento, pela comodidade acrescida que oferece. Além disso, como verdadeiramente digna do nome Samsung, tem uma estética que lhe permite tornar-se uma parte integrante da decoração da casa, ao contrário dos usuais acessórios de limpeza que nos esforçamos para manter longe da vista.

O seu único senão é o preço que, por €679 a partir da própria Samsung, é um valor que poderá ser desencorajante para muitos. Colocado, no entanto, em perspetiva, este montante está perfeitamente dentro do praticado no mercado para equipamentos deste gabarito, muitos dos quais não oferecem auto-limpeza. É aqui que o Samsung Bespoke Jet realmente se destaca de muita da concorrência ao mitigar os principais problemas dos aspiradores sem fios, facilitando todo o processo de armazenamento e esvaziamento de detritos, e arrumação dos acessórios. A solução da Samsung pode não ser perfeita (a doca poderia incorporar alguns dos acessórios e prescindíamos de um stand adicional), mas é amplamente superior à regra do mercado de deixar as peças à solta.

Infelizmente não tinha a peça de esfregona para testar, restando ainda assim poucas dúvidas de que seria extremamente eficiente no seu trabalho, a julgar por tudo o resto. Com duas omissões surpreendentes (ajuste automático de sucção e de rotação das escovas), o Samsung Bespoke Jet mais do que convence, graças à sua enorme comodidade de utilização e limpeza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui