Depois do contido Nokia 3, o mercado Português recebe agora o Nokia 5, com o qual a TekGenius já se encontra algo impressionada (mas mais disso em páginas posteriores), graças a um conjunto muito interessante de características e excelente nível de construção.
O Nokia 5 destaca-se efectivamente pela construção monobloco em alumínio, com arestas arredondadas, incluindo no ecrã com vidro Gorilla Glass 2.5D. Trata-se de um dispositivo de elevada qualidade que, a nível de hardware, apresenta vantagens sobre o Nokia 3, possuindo um processador octa-core Snapdragon 430 com 2GB de RAM e 16GB de armazenamento expansível.
O ecrã é uma unidade de 5.2 polegadas HD com 500 nits de brilho, enquanto as câmaras são de 13MP e 8MP. A bateria é generosa, com 3000mAh.
O foco do Nokia 5 é claramente o utilizador que quer um smartphone prático mas com estilo acima da sua gama de preço, e promete ser um dispositivo resistente e elegante, promessas autorizadas pela construção já mencionada com uma única peça de alumínio série 6000, o que minora junções propensas a falha. Entretanto, é de realçar que por um valor de €229.99, a Nokia conseguiu incluir a tecnologia NFC, um excelente toque num dispositivo deste preço e com esta construção, e não se esqueceu do Android Nougat 7.1.
O Android a bordo é, de resto, puro, sem alterações de monta, muito menos a nível gráfico, o que contribuirá para que um smartphone muito atraente por fora, tenha um comportamento interno excelente.