Uma das características mais irritantes na compra de alguns modelos de portáteis é a RAM encontrar-se soldada na motherboard, impedindo qualquer tipo de atualização, pelo menos sem capacidades técnicas e ferramentas adequadas. A Dell procurou resolver esta questão com um módulo de RAM proprietário que não só resolve este problema, como criou outro.
Os módulos SO-DIMM são o padrão da indústria há anos, mas no futuro Dell Precision 7670 foi detetado um novo módulo de RAM completamente diferente. Trata-se de uma compacta placa com 16 circuitos integrados separados em duas zonas de 8 circuitos. A Dell deu-lhe um nome: Compression Attached Memory Module (CAMM).
Analisado a frio, este módulo proprietário é muito engenhoso porque permite criar desenhos de RAM muito compactos, para portáteis leves, finos, e ainda assim potentes. O Dell Precision 7670 poderia, de facto, ser equipado com até 128GB de RAM DDR5-4800, graças a este sistema compacto e inovador. É um valor astronómico para um equipamento portátil e tem a vantagem adicional de não ser um componente soldado, portanto fácil de substituir em caso de avaria ou para aumentar a capacidade do sistema.
Se forem a Dell. É muito prematuro perceber o que tenciona a Dell fazer com a tecnologia CAMM, mas neste momento não são conhecidos planos para licenciar este desenho a outros fabricantes, o que significa que se quisermos substituir o módulo, só a Dell pode vender-nos e instalar um, obviamente pelo preço que decidir, o que provavelmente significa que será elevado. Nada de opção de escolha, caça aos descontos e oportunidades, e quiçá lojas independentes. O que para muitos pode ser um pesadelo em si mesmo. Esperemos por isso que a Dell consiga levar este desenho engenhoso até um mercado mais aberto.
Entretanto, o Dell Precision 7670 será uma potente workstation munida de processadores Alder Lake HX, gráficas Intel Arc Pro 90W ou Nvidia RTx A5000. Terá um ecrã 16:10 de 16 polegadas com resolução 4K e HDR500. A RAM pode ir até 128GB e o armazenamento pode combinar três SSD até 12TB com suporte RAID, todo um monstro de especificações.