O caminho à resolução parece imparável: as câmaras de 108MP de hoje serão amanhã pálidas em relação às câmaras de 192MP que já se encontram a caminho a médio prazo. Mas, a Samsung vai ainda mais longe: a marca estará já a desenvolver um colossal sensor fotográfico de 600MP.
Como imaginamos, este tipo de sensor será útil para outras indústrias que não apenas os smartphones, mas ainda demorará a ser colocado no mercado, apresentando enormes desafios quanto ao tamanho dos pixéis e espaço disponível para instalação deste sensor.
Portanto, a verdade é que o futuro será cheio de megapixéis, mas os 600MP poderão facilmente chegar a outras aplicações primeiro, como carros autónomos, por exemplo. Afinal, pensa-se que, numa estimativa conservadora, os nossos olhos possuem o equivalente a aproximadamente 500MP (embora essa estimativa seja muito redutora). Seria extremamente importante então que os veículos autónomos pudessem contar com “olhos” aproximados aos dos humanos para mais facilmente evitarem obstáculos.
A Samsung não parará por aí. O seu esforço no mundo dos sensores fotográficos não exclui mesmo sensores infravermelhos capazes de detetar cancro da pele ou outros agentes biológicos!