Um gigantesco e indiscreto notch é pouco para ti? Então toma lá mais três: um engenheiro Alemão solicitou uma patente em nome da Inodyn NewMedia GmbH para um tipo de ecrã simétrico com quatro notch nos cantos, oferecendo diversas disposições e funcionalidades, além de ser igualmente aplicável para smartphones com ecrã flexível.
Curiosamente, a patente não é tão estranha quanto parece e começa por apresentar as desvantagens das câmaras atrás do ecrã nas quais a Samsung e talvez a ASUS já estejam a trabalhar. Segundo a patente – e com todo o sentido – a câmara poderá apanhar brilho dos pixéis do ecrã, perdendo detalhe.
É aqui que entra a patente dos quatro notch simétricos, colocando por exemplo uma câmara de um lado, e o flash ou sensor de luz no lado oposto, em dois entalhes encostados aos cantos. Ao mesmo tempo, inúmeras variantes são possíveis, colocando uma câmara em cada extremidade para fotografia 3D ou com funções simplesmente diferentes, enquanto os cantos inferiores poderiam alojar outros sensores como leitores UV ou infravermelhos para rastreio de olhos.
Com grande detalhe, a patente descreve será utilizado software para garantir que os entalhes não omitem conteúdos no ecrã, dependendo do conteúdo, e autoriza tanto a presença de uma barra de notificações quanto de uma implementação de ecrã inteiro em que os conteúdos ocupam todo o espaço possível.
Tudo somado, a patente tem certamente algum potencial, criando entalhes pequenos e pouco intrusivos que podem ser combinados em funcionalidades para criar algo mais além de simplesmente alojarem câmaras frontais. As reservas feitas pela patente quanto à futura vaga de câmaras atrás do ecrã são legítimas e será interessante ver como se resolvem os problemas apontados. Entretanto, embora a patente seja interessante, não sabemos se irá em algum momento parar a algum smartphone, até porque a Inodyn não é um nome conhecido na indústria mobile.
Samsung Galaxy S10 terá câmara atrás do ecrã e tecnologia de topo