Às vezes está na rua com o seu telemóvel e tem a sensação de que estão a ver o seu ecrã? Pois bem, a pensar na privacidade dos seus utilizadores os investigadores da Google desenvolveram uma ferramenta AI. Esta detecta quando alguém, que não o utilizador, está a ver o ecrã do smartphone.

O software tem o nome “e-screen protector”, e actualmente está apenas na fase de desenvolvimento. Este é bastante simples: usa a sua câmara frontal em combinação com alguns algoritmos de detecção de rosto e olhar para identificar alguém que olha para o ecrã.

No vídeo de demonstração pode vê-lo reagindo quase instantaneamente a um olhar suspeito, trocando o ecrã do utilizador para apanhar o culpado marcando-o com algum vómito arco-íris ao estilo Snapchat. Os criadores do e-screen protector, os investigadores da Google, Hee Jung Ryu e Florian Schroff, afirmam que o sistema funciona em todos os tipos de diferentes condições de iluminação e tem um tempo de reacção de apenas dois milissegundos. Com essa velocidade, mesmo um olhar passageiro provavelmente será detectado.

Embora não possamos dizer se a Google irá trazer esta funcionalidade para o sistema operativo Android, é um exemplo perfeito do tipo de pequenos ajustes de software que a AI pode oferecer aos dispositivos móveis.

Características como esta podem parecer triviais de forma isolada, mas, colectivamente, poderão vir a ter uma grande importância num mundo cada vez mais tecnologia e com cada vez menos segurança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui