A Alcatel não se ficou pelo Android e apresentou hoje dois equipamentos Windows 10 vocacionados para a grande procura que o sistema operativo de Redmond tem entre os clientes empresariais. A grande novidade é o tablet Alcatel 4G PLUS 12, mas a chegada à Europa do Alcatel Idol 4 Pro não é menos interessante.
O handset Alcatel Idol 4 Pro é uma versão melhorada do consagrado Alcatel Idol 4S, com sistema operativo Windows 10, e com um processador mais potente, neste caso o Qualcomm Snapdragon 820 com 4GB de RAM e 64GB de armazenamento interno. É o suficiente para tornar o Alcatel Idol 4 Pro compatível com o Windows Continuum um potente dispositivo em direito próprio.
O Windows Continuum, lembramos, permite ligar o dispositivo a periféricos como um ecrã secundário e um ecrã, para utilização como um computador normal em circunstâncias onde não seja prático andar com o portátil connosco.
Face ao Alcatel Idol 4S, o ecrã mantém-se nas 5.5 polegadas, mas a resolução passa de QHD para FHD AMOLED. As câmaras são de 21MP no caso da principal e 8MP no caso da câmara frontal.
Tal como no caso do Alcatel Idol 4S, o Idol 4 Pro possui áudio estéreo de elevada qualidade, graças aos altifalantes na base e topo do terminal, com saídas bidireccionais que permitem uma sonoridade idêntica, não importa a posição em que o dispositivo se encontre.
Já o Alcatel 4G PLUS 12 é o mais recente integrante da família de 2-em-1 PLUS, com elevada conectividade à Net, para permitir acesso e produtividade de nível profissional em qualquer localização.
O ecrã é uma unidade de 11.6 polegadas FHD com laminação completa, e o processador é um Intel Celeron N3350 com 4GB de RAM, enquanto a memória interna é de 64GB, dividindo-se entre um chip eMMC de 32GB e um cartão microSD embebido e com a mesma capacidade.
O Alcatel 4G PLUS 12 possui ainda altifalantes estéreo, Wi-Fi 802.11a/b/g/n/ac, autenticação por impressão digital e um bateria de 6900mAh.
Interessante é a inclusão de um teclado LTE com chip MDM9207 da Qualcomm, com uma bateria de 2580mAh e que pode funcionar como hotspot Wi-Fi para até outros 15 equipamentos, tornando-se uma interessante possibilidade para projectos colaborativos e apresentações institucionais.
A conectividade física é igualmente elevada, com portas HDMI, USB-A e USB-C.
Se o Alcatel Idol 4 Pro chegará à Europa em Junho, o Alcatel 4G PLUS 12 chegará à Europa algo mais tarde, em Julho. Em ambos os caso estamos perante duas propostas interessantes para os clientes empresariais que procuram soluções de produtividade e integração com os sistemas informáticos Windows das suas empresas.
Ambos os dispositivos são bastante polivalentes e garantirão uma excelente capacidade de trabalho, com o PLUS 12 a ser particularmente interessante, embora o teclado seja algo que gostássemos de testar com maior profundidade.