Umas das principais razões para utilizar BlackBerry quotidianamente, é o amplo espectro de aplicações de segurança e produtividade, umas das quais uso mais do que outras. Diversas destas apps chegam ao final do seu ciclo de vida já em Junho, umas de modo mais compreensível que outras.
A nível pessoal, utilizo com enorme frequência os serviços Hub+, as Tarefas, Password Keeper e notas, e pelo menos nenhuma destas apps será descontinuada. O mesmo não poderão dizer a Separador de Produtividade, o Centro de Energia, o Notable e o Pesquisa do Dispositivo.
Chegado o dia 30 de Junho, estas últimas cinco apps deixarão de ser desenvolvidas pela BlackBerry. É uma pena o desaparecimento do Separador de Produtividade e do Notable, enquanto a Pesquisa do Dispositivo será talvez redundante ao poder ser implementada ao nível do sistema operativo. O que não é dizer que não seja útil: porque é, permitindo muito facilmente encontrar algo nos contactos e noutras apps, por exemplo nas Tarefas, e poucos smartphones possuem um sistema de buscas tão amplo.
Mas a maior pena é o Centro de Energia, que também permite fazer uma gestão muito importante e refinada do consumo energético do dispositivo, levando a prolongar notoriamente a sua autonomia, em caso de necessidade.
O que significa isto para os utilizadores?
A chegada ao fim de vida destas apps significa apenas (felizmente) que deixarão de ser desenvolvidas, mas quem já as tem instaladas continuará a poder usá-las. Significa igualmente que os bugs já não serão resolvidos e o apoio técnico deixará de aceitar pedidos de ajuda relativos a estas apps.
Neste momento não é possível saber se a BlackBerry introduzirá apps de substituição, por isso talvez queiram armazenar as apk para instalação futura, caso mudem de smartphone, ou alguma actualização nos livre das apps após dia 30 de Junho.
Também não valerá a pena procurarmos sinais de qualquer coisa neste fim de vida. A BlackBerry continuará a ter uma dezena de apps próprias ao dispor dos utilizadores, um número muito elevado e que poucas marcas replicam.
Como as BlackBerry Tasks ajudam a organizar a vida profissional