As redes de pesca abandonadas são um grave problema ecológico. São, de facto, o maior poluente oceânico, contribuindo com 10% dos plásticos encontrados nos oceanos da terra, e representando um perigo adicional para os seres aquáticos que perdem a vida nestes emaranhados abandonados. Num novo passo em direção a smartphones sustentáveis, a Samsung revelou agora ter desenvolvido um novo material que reaproveita as redes abandonadas e outros plásticos oceânicos.
A iniciativa inclui-se no projeto Galaxy For The Planet e pretende fazer a usa parte na recuperação das mais de 640.000 toneladas de redes de pesca perdidas nos oceanos todos os anos, com impacto profundo nas barreiras de coral e restantes ecossistemas marinhos, mas que também encontram o seu caminho até à nossa cadeia alimentar e de abastecimento de água, onde a presença de micro plásticos é cada vez mais preocupantes.
Não foi para já revelada a percentagem deste material utilizada em cada smartphone, ou em que componentes, embora a concha externa seja uma boa aposta. Ao longo dos últimos anos, a Samsung tem procurado ser cada vez mais amiga do ambiente, reduzindo os materiais nas suas embalagens e este é mais um passo em direção a mais sustentabilidade e inovação ecológica.
Os Samsung Galaxy S22 e Galaxy Tab S8 serão revelados no próximo dia 09 de Fevereiro e prometem grandes novidades, por isso fiquem atentos.