No âmbito do evento online Pinnacle Of Performance, a Asus renovou a sua linha Zenbook Pro, apostando em todas as frentes nos mais recentes processadores Intel e AMD, mas também nos ecrãs OLED que têm sido um sinal do modernismo da Asus. Há formatos para todos (conversíveis, clássicos e com dois ecrãs), mas acima de tudo há design esmerado e leveza inesperada para equipamentos tão potentes.

Os novos Zenbook nos segmentos Pro e S vão das 13 às 17,3″ de ecrã, mas a principal novidade ao nível do hardware será mesmo a inclusão na nova geração de processadores Intel Core H (Intel Core i9-12900H) e AMD Ryzen 6000 H, com opções por gráficas até Nvidia RTX 3060. A confirmar a vocação destes portáteis para criadores de conteúdos, as gráficas são acompanhadas do Nvidia Studio e do acesso a inúmeras ferramentas da Nvidia, como a NVIDIA Omniverse para edição e colaboração em 3D, a NVIDIA Broadcast para streaming ao vivo, e a NVIDIA Canvas para pintura de paisagens assistida por IA.

A Asus está a prometer grande desempenho, a par com os novos processadores, graças a um TDP combinado de 140W, e que só é possível graças às diversas soluções de arrefecimento que a marca mobiliza, incluindo a Asus IceCool, IceCool Plus e IceCool Pro, enquanto o novo Active Aerodynamic System Ultra (AAS Ultra) chega nos Zenbook Pro 16X OLED (UX7602) e Zenbook Pro 14 Duo OLED (UX8402).

Claro que o hardware principal não conta toda a história e, como vem sendo usual, os Asus pontuam por aqueles detalhes que não encontramos em mais lado nenhum, como o Asus Dial, ou novos sistemas de notificação RGB.

Se desempenho absoluto é o que procuram, o Zenbook Pro 16X OLED (UX7602) é a vossa máquina. A Asus chama-o “o mais poderoso Zenbook de sempre” e com justiça. O portátil pode incluir processador Intel Core i9 12900H de 12ª geração e uma GPU para portátil NVIDIA GeForce RTX 3060 com TDP combinada de 140W. A bateria de 96Wh não terá qualquer problema em lidar com esta potência, prometendo 10 horas de funcionamento.

São especificações impressionantes, que se aliam a uma engenharia inteligente. O Zenbook Pro 16X OLED é fabricado de um monobloco de alumínio da série 6000 altamente resistente, mas leve, o que permite que tenhamos um equipamento potente com apenas 2.4Kg de peso e 16.9mm de espessura. Um desenho engenhoso inclina o teclado quando o ecrã é levantado, tornando-o mais confortável de operar e aumentando a circulação de ar para manter todo o equipamento fresco e confortável.

O que é um portátil para criadores sem um ecrã fenomenal? O Zenbook Pro 16X OLED mobiliza um um ecrã tátil 16:10 de 16″ e resolução 4K OLED HDR, com taxa de atualização de 60Hz, brilho máximo de 550-nit Dolby e validação PANTONE, o que garante uma representação exata das cores em padrões industriais. O ecrã inclui ainda 100% da gama DCI-P3 e certificação VESA DisplayHDR True Black 500. Último detalhe, um sensor RGB permite adequar a luminosidade e a cor à luz ambiente.

Este é um portátil sem restrições e com muita coragem para os criativos, com alguns detalhes únicos no mercado. Falamos de configurações RGB tecla a tecla, e o primeiro Dial físico para controlar navegação rápida em aplicações de design e edição. Se o virtual no trackpad era bom, este parece ser tudo melhor, e liberta o trackpad para as funcionalidades acrescidas do NumberPad 2.0.

Ao passarmos para o Zenbook Pro 14 Duo OLED, encontramos uma “velha fórmula” com o ecrã secundário que se ergue para termos um espaço adicional de trabalho. É excelente para multitasking e para funções muito específicas de edição de vídeo e imagem, mas desta feita a Asus melhorou todo o mecanismo e o ScreenPad Plus ergue-se a 12º, tornando toda a experiência de visualização em dois ecrãs mais cómoda, prática e com continuidade.

Há enorme potência a bordo, graças à possibilidade de munirmos este equipamento com Intel Core i9 12900H da 12ª geração e uma GPU NVIDIA GeForce RTX 3050 Ti com TDP combinada de 85W. O ecrã volta a ser uma peça de prestígio, uma unidade tátil Dolby Vision com resolução 2.8K OLED de proporção 16:10 com atualização de 120Hz, validação PANTONE e 100% da gama DCI-P3.

Se maior é melhor, a Asus lançou igualmente o Zenbook Pro 15 Duo OLED (UX582) que, como o nome indica, chega com um ecrã de 15.6″ e ainda mais potência, ao juntar a NVIDIA GeForce RTX 3060 a um processador Intel Core i9-12900H.

Não chega? Então este ano a Asus introduz o primeiro Zenbook de 17″, na forma do Zenbook Pro 17 (UM6702), talvez a provar que os estilos de trabalho híbridos são cada vez mais prevalentes e não há espaço apenas para os portáteis que ardentemente desejamos conectar a um monitor externo. Porquanto este equipamento abdique do painel OLED, o seu painel IPS não deixa de ser impressionante, com validação PANTONE, resolução 2.5K (2560 x 1440) e taxa de atualização de atualização de 165 Hz.

Munido de um processador AMD Ryzen 9 6900HX e uma GPU NVIDIA GeForce RTX 3050, não contem a ninguém, mas não ficará fora de questão um gaming para relaxar fora das horas de trabalho.

Finalmente, para os amantes da polivalência, entra em cena o Zenbook Pro 15 Flip OLED capaz de utilizar a sua dobradiça ErgoLift a 360º para tirarmos todo o partido do seu ecrã de 15.6″ que se afirma como o primeiro OLED tátil de 15.6″ com resolução de 2.8K e taxa de atualização de 120Hz. Este ecrã com 100% de cobertura do espaço DCI-P3 é acompanhado de quatro altifalantes Harman Cardon para uma experiência multimédia mais imersiva.

O que é imensamente porreiro neste portátil 2-em-1 é que combina processadores Intel Core de 12ª geração (Core i5-12500H ou Core i7-12700H), em conjunto com a Intel Arc A370M, oferecendo alguns predicados extras para processamento extra ao nível gráfico.

Com 1.8Kg, o Zenbook Pro 15 Flip OLED é um portátil francamente leve para as suas dimensões e a Asus conseguiu colocar no seu interior uma bateria de 96Wh que, sem ter números oficiais revelados quanto à autonomia é, francamente, grande.

Os novos Asus começarão a chegar à Europa no terceiro trimestre de 2022. À medida que existirem prazos concretos e preços, sabe-lo-ão com a máxima brevidade nas nossas páginas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui