Ao entrar e sair do meu local de trabalho, é inescapável a estética industrial dos geradores de emergência a diesel que permitem manter a funcionar em qualquer circunstância, sistemas vitais num edifício onde trabalham largas centenas de pessoas. Para estes volumosos e ponderosos sistemas empresariais, a Earon 3s Mini 36W é uma formiga, mas para o trabalhador em trabalho remoto é uma solução potente e ágil que nos cabe na palma da mão.

O que é a Eaton 3s Mini

Fabricada pela renomada Eaton, esta UPS do tamanho de uma mão chega com um interface simples e simplificado para ser de gestão fácil. Há apenas uma entrada de alimentação e uma saída para alimentar os nossos dispositivos e para os quais a Eaton fornece um conjunto intermutável de 5 pinos de forma e dimensões diferentes.

Ligada a esse dispositivo, a Eaton 3s Mini 36W impede qualquer corte no seu funcionamento quando exista uma alteração ou interrupção do fornecimento energético. Ao longo dos últimos dois anos de trabalho remoto, existiram algumas ocasiões onde a Eaton me teria salvo o couro, porque me teria permitido continuar a trabalhar durante uma falha de corrente. Hoje em dia, a maioria trabalha com um portátil, mas o problema é o modem, e depois da corrente voltar, ainda temos de aguardar todo o processo de reinício da nossa rede.

Ora, é precisamente para estes equipamentos de menor consumo que a Eaton chega. Não tanto para os computadores, televisores ou eletrodomésticos, mas para modems e pequenos equipamentos conectados, como câmaras de vigilância. Portanto, sabemos que se alguém mal-intencionado nos cortar a corrente de casa e a invadir, se as nossas câmaras funcionarem com corrente elétrica, poderemos ter um problema. Bastará ligar a Eaton às câmaras e estas continuarão a funcionar e a filmar para manter a nossa casa segura.

Setup e funcionamento

Pelas suas dimensões compactas, a Eaton 3s Mini UPS 36W tem apenas uma saída. É uma UPS de um só dispositivo, embora tenha certeza que alguém com conhecimentos elétricos consiga ligar o cabo a um adaptador e alimentar vários dispositivos, mas essa pessoa não sou eu e, portanto a sua limitação é mesmo esta: precisamos de uma UPS por cada dispositivo (i.e.: mantenho o router ligado, mas adeus ao retransmissor de sinal, por exemplo).

O setup é simples: escolhido o adaptador correto para o dispositivo a que queremos ligar, conectamos a UPS a este e à corrente, e com um botão podemos selecionar qual a corrente a usar, sendo esta indicada pelos quatro LED indicadores (9V, 12V, 15V, 19V). Os mesmos quatro LED indicam a carga restante, quando a corrente falha, sendo que apenas um ligado significa que temos 25% de carga restante, dois 50% e por aí fora.

Olhando então para o tipo de UPS que temos em mão, a escolha óbvia para testar este equipamento é o router, e foi precisamente a opção que procurei testar. Quando a Internet me falha, o meu sistema de trabalho perde estabilidade e as aplicações podem bloquear-me fora do sistema. Tão simples quanto isso, a estabilidade da Internet é fundamental. A questão era simples: perante uma falha de corrente, a UPS entrava em ação suficientemente depressa para não causar transtornos?

Graças a não poder ligar dois eletrodomésticos ao mesmo tempo, não posso dizer que seja difícil perder a eletricidade em casa, e o sinal geralmente é remotes a crashar, ecrãs bloqueados, mensagens de erro. Não destas vezes, com o monitor a desligar-se e o portátil automaticamente a reverter para o seu próprio ecrã, sem soluços, e tudo a funcionar normalmente.

A autonomia citada pela Eaton para um equipamento de Internet é de até 80 minutos para um dispositivo de internet, mas por diversos motivos não testei até ficar sem sumo e perder alguma coisa importante. Mas parece-me uma definição justa, que depende obviamente do tipo de router de que estamos a falar, da ligação, e da utilização que lhe estamos a dar no momento, e diria que no máximo, vi uma perda de 50% por 50-60 minutos de utilização do portátil ligado à Internet. É o suficiente para o problema se ultrapassar e não ter de ir a correr para o escritório do outro lado da cidade.

Veredito

Pelas suas características compactas e discretas, a Eaton 3S Mini UPS tem alguns cenários de utilização extremamente interessantes. Por um lado, no quotidiano, uma só unidade ligada ao router pode ser fantástica para quem está em trabalho remoto, por comparação a unidades bem mais onerosas pensadas para cargas mais pesadas. Por outro lado, se precisarem realmente de alimentar vários equipamentos (pensemos num cenário de alimentar ao mesmo tempo o router, a box e a televisão, este não é o tipo de UPS que precisam.

Outro cenário muito interessante é que com um preço aproximado de €55, a Eaton é francamente económica. Há dois anos, quando regressei de férias, percebi que um fusível na caixa de distribuição me tinha deixado sem eletricidade enquanto estava fora. Um cenário em que nenhuma luz está ligada em casa durante alguns dias, é o tipo de situação onde alguém pode ver uma oportunidade para nos fazer uma visita indesejada. Então, não custa nada termos uma Mini UPS de lado, e chegado o Verão, começamos a preparar a webcam, deixa-mo-la ligada à Eaton. Se tudo falhar, a câmara pode continuar a funcionar por duas horas e potencialmente teremos tempo suficiente para nos apercebermos da situação anómala e enviar alguém a casa.

Aqui, o conceito de uma Mini UPS, fácil de configurar e discreta, começa a dar ideia da sua imensa utilidade, sendo útil ter algumas por casa para estas ocasiões especiais, porque não esvaziam o bolso, nem ocupam espaço.

REVER GERAL
Pontuação global
9.5
Artigo anteriorZTE revela os Axon 40 Pro e Axon 40 Ultra
Próximo artigoAsus renova alinhamento Zenbook Pro para 2022 com corpo e alma nos criativos
ensaio-eaton-3s-mini-36w-pequena-ups-grandes-possibilidadesSe bem que gostaria de ver saídas extras na Eaton 3s Mini 36W, não posso levar-lhe a mal ter apenas uma, considerando o que consegue oferecer e fazer com o seu tamanho compacto. Este é o tipo de UPS que faz todo o sentido ter para nos salvar durante o trabalho remoto ou nas férias, e cujo investimento compensa mesmo que o cenário de utilização seja apenas ocasional. A Eaton 3s Mini 36W é pura e simplesmente uma excelente ideia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui