Câmaras triplas de 64MP e a terceira geração de câmaras sob o ecrã são apenas alguns dos predicados do extraordinário ZTE Axon 40 Ultra, que foi hoje anunciado com grande orgulho pela marca Chinesa, lado a lado com o Axon 40 Pro. O lançamento de hoje põe um fim a dias e dias de rumores que levantaram muito alto as expetativas sobre estes novos dispositivos, por isso vamos ver se as cumpriram?

Começando pelo nec plus ultra da família, o Axon 40 Ultra apresenta um design muito limpo, com um grande ecrã de 6.8″ que se caracteriza por rebordos muito minimizados, principalmente nas laterais curvas, onde estes praticamente desaparecem. Este painel é de grande perícia técnica,  sendo um painel AMOLED com resolução 1160 x 2480 com taxa de atualização de 120Hz e cor de 10 bits, além de 100% do espaço de cor DCI-P3. O escurecimento do ecrã apresenta PWM de alta frequência: 1440Hz. O ecrã será excelente para multimédia, graças a dois altifalantes estéreo com DTS:X Ultra.

O ecrã é tão mais desimpedido quanto recorre à terceira geração de câmaras sob o ecrã da ZTE. Desta feita, a câmara de 16MP volta a receber um ajuste no arranjo dos pixéis sobre o chip, de forma a ter maior homogeneidade com o ecrã circundante. Entretanto, no painel traseiro encontramos três câmaras de 64MP, duas das quais baseadas no Sony IMX787: a primeira câmara (a principal), apresenta uma distância focal equivalente a 35mm e OIS, enquanto a segunda câmara é uma ultragrande angular com distância focal equivalente de 7mm. O terceiro elemento fotográfico é uma câmara com distância focal de 91mm, ou zoom perto de 3X, com OIS. Curiosamente, qualquer uma das câmaras pode filmar vídeo 8K, o que julgo ser uma primeira vez no mundo dos telemóveis, já que por regra apenas a câmara principal tende a ter esta capacidade. Além das câmaras, há ainda um sensor de cintilação e um outro ToF.

Falta falar do processamento, claro, que fica a cargo do Snapdragon 8 Gen 1 com 8GB de RAM na configuração mínima e vai até aos 16GB com 1TB de armazenamento interno UFS 3.1. O processador tem ao seu dispor uma bateria de 5000mAh com carregamento de 80W via USB-C que também serve de conector áudio.

Entretanto, o ZTE Axon 40 Pro é na verdade um equipamento com uma segmentação bem diferente e especificações técnicas que tornam fácil distingui-lo do Ultra. Visualmente, o Pro carece da câmara sob o ecrã, oferecendo uma perfuração para a câmara de 16MP. O ecrã é algo mais pequeno, com 6.67″ e trata-se de um painel AMOLEd muito interessante com resolução FHD+ (1080 x 2400), cor de 10 bits e taxa de atualização de 144Hz, e 100% do espaço de cor DCI-P3. É novamente acompanhado de altifalantes estéreo com DTS:X Ultra.

Por dentro encontramos o Snapdragon 870, que sem estar no mesmo nível do Sanpdragon 8 Gen 1, continua a ser um processador de elevada eficácia. Será acompanhado de um máximo de 12GB de RAM e 521GB de armazenamento interno. A bateria, essa, mantém-se nos 5000mAh, mas com carregamento de 66W.

Finalmente, olhando para as câmaras, o setup é radicalmente diferente, começando com uma unidade principal de 100MP, um sensor ultragrande angular de 8MP um sensor macro e um sensor de profundidade.

Não temos data de lançamento ou preço para o ZTE Axon 40 Pro, mas o Ultra estará disponível online, globalmente em Junho, por um preço a revelar. Na China, a sua versão base começa nos €710, o que significa que o preço mundial não será uma pechincha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui