São os melhores renders do que será possivelmente o Nokia 8, flagship a revelar no Mobile World Congress, se fé e realidade se juntarem.

Para o criador do conceito, o Nokia 8 será um flagship sem concessões, equipado com 6GB de RAM e um ecrã de 5.7 polegadas com resolução QHD.

A ideia central do Nokia 8 é, no entanto, o módulo fotográfico com uma potente câmara de 22,3MP ao lado de um monitor de ritmo cardíaco. Especula-se que esta câmara possuirá estabilização ótica de imagem, poderá inclusivamente ser Carl Zeiss.

A indicação de que os pixéis terão 1.8 micrómetros é interessante, já que a combinação de pixéis generosos com esta resolução elevada indicia um sensor de dimensões acima da média para um smartphone. Quanto maiores os pixéis, maior a capacidade do sensor para gerar imagens de qualidade em baixa luminosidade e com menor ruído.

Mas passemos então ao design, sim?

Não é um exagero o epíteto de beleza Finlandesa. O design do Nokia 8 é puramente reminiscente dos Lumia nascidos na Finlândia, uma parte dos quais continuou a perpetuar a sua identidade sob a chancela da Microsoft.

A moldura de metal é tipicamente Lumia, mas desta vez o ecrã é substancialmente maior face à área total do dispositivo, praticamente sem margens, excepto no topo e base.

De destacar aqui que se notam dois grandes altifalantes frontais, quiçá sinal de que o Nokia 8 terá altifalantes estéreo de elevada potência.

Digno de nota é o jack áudio, mas também a porta USB-C e a posição espaçada das teclas laterais.

E onde está o leitor de impressões digitais?

No painel traseiro não está. À frente não o vemos. Seria estranho a Nokia não equipar o Nokia 8 com tal dispositivo, pelo que nos atrevemos a especular a presença de um leitor ultrassónico no ecrã.

A tecnologia já existe, e tem sido com alguma surpresa que parece estar fora dos grandes planos do MWC.

Quanto ao Nokia 8, o equipamento ainda não está confirmado. O nome poderá mudar, mas há demasiado fumo para não haver fogo.

No início do ano, a comunidade tecnológica pensou mesmo ter avistado o Nokia 8 no stand da Qualcomm na CES de Las Vegas. A Qualcomm negou a possibilidade, com a estranha declaração de que se tratava de um smartphone de demonstração da própria fabricante, negligenciando negar que fosse fabricado pela HMD.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui