Talvez o epíteto de “democráticos” associado a BlackBerry não caia totalmente bem para muitos. A marca Canadiana deveria para sempre ser simbólica da elite política e financeira mundial, e traje obrigatório em qualquer restaurante onde se servisse caviar. Mas nada mais longe da realidade: as preocupações com segurança e produtividade não podem ficar restritas apenas aos quadros superiores duma empresa e é aí que entram os novos BlackBerry Evolve e BlackBerry Evolve X, anunciados hoje na Indonésia pela Optiemus Infracom.

Tanto o BlackBerry Evolve quanto o BlackBerry Evolve X mantêm uma linguagem estilística inconfundivelmente BlackBerry, com a predominância dos negros com acabamentos mate e metálicos e uma, face traseira em borracha texturizada. Mas, ao contrário da família KEY, ambos possuem ecrãs modernos 18:9 com cantos arredondados e rebordos bastante aceitáveis para 2018. O ecrã possui ainda 5.99 polegadas de diagonal e resolução 2160 x 1080.

No caso do BlackBerry Evolve, a aposta dirige-se ao segmento mais budget, com um Snapdragon 450 acompanhado de 4GB de RAM e generosos 64GB de armazenamento. Uma câmara de 13MP f/2.0 emparelha-se com uma segunda câmara monocromática com idênticas especificações, até hoje a minha configuração favorita para câmaras duplas.

O BlackBerry Evolve é algo significativamente mais potente com um Snapdragon 660 acompanhado de 6GB de RAM e os mesmos 64GB de armazenamento interno, enquanto as câmaras passam para uma unidade de 12MP com abertura f/1.8 e uma câmara secundária de 13MP f/2.6. A câmara frontal em ambos é de 16MP com abertura f/2.0.

A segurança é sempre um foco dos smartphones BlackBerry e não será diferente nestes dois casos, com ambos a chegarem com as ferramentas da BlackBerry para produtividade e segurança, incluindo as ferramentas DTEK e Hub+. Mas a autonomia também é sempre um ponto de venda de qualquer BlackBerry e ambos os Evolve chegam com bateria de 4000mAh e carregamento rápido Quick Charge 3.0, com o que deverão oferecer uma autonomia acima da média, particularmente no segmento intermédio. Destaque no BlackBerry Evolve X é o carregamento wireless com o lançamento também de uma placa de carregamento.

Não sendo a Optiemus uma licenciada BlackBerry na Europa, é possível que nenhum dos Evolve chegue a ser comercializado na Europa. No entanto, a marcação lançou o BlackBerry Key2 na Índia decentemente, pelo que não será descabido ver os Evolve licenciados na Europa. Alguém com vontade de um BlackBerry sem o clássico teclado físico?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui