Sabemos bem que o BlackBerry Key2 é o supra-sumo dos smartphones de vocação empresarial com teclado físico (e sim, existem outros), mas apesar dos predicados deste excelente equipamento, muitos aguardavam até agora pelo BlackBerry Key2 LE, uma versão mais contida que oferece os melhores pontos do Key2 a um preço substancialmente reduzido.

Quem procurava comprar o BlackBerry Key2 LE pode fazê-lo a partir de hoje em Portugal, via a loja oficial da BlackBerry. O Key2 LE efectivamente supera o BlackBerry KEYone em praticamente todos os aspectos e não se esqueceu de integrar alguns dos avanços do BlackBerry Key2, como o ecrã de molduras mais reduzidas e a Speed Key que permite a configuração de diversos atalhos a aplicações e acções de forma mais intuitiva e rápida.

Ora, embora o Key2 LE tenha muito do design do Key2 na sua genética, é inquestionavelmente mais rebelde, mais jovem, e foca-se num público ao mesmo tempo profissional e dedicado, mas menos institucional e de identidade mais vincada, a quem as cores Lava e Champanhe poderão certamente agradar. O equipamento recupera igualmente os traços gerais do Passport e incorpora a construção com traseira em policarbonato resistente aos danos tão característica dos produtos BlackBerry, com um look ao mesmo tempo moderno, e distinto numa era de cópias.

Do lado do hardware, o BlackBerry Key2 LE incorpora um eficiente Snapdragon 636 com 4GB de RAM e 32 ou 64GB de armazenamento interno expansível via microSD. As câmaras traseiras duplas de 13+5MP são uma excelente aposta, com abertura f/2.2 e foco por detecção de fases e capacidade de gravação de vídeo 4K, além de integração da Google Lens. À frente, a câmara selfie de 8MP inclui o Wide Selfie, um selfie panorâmico.

Com 3000mAh, a bateria do Key2 LE é algo menos generosa que a do KEYone, mas com a eficiência acrescida do Snapdragon 636 é certo que a autonomia não será um problema. De resto, a autonomia nunca é um problema com um BlackBerry e com a Quick Charge 3.0 a bordo, o Key2 LE pode ser carregado a 50% em apenas 38%, e uma gestão contextual da bateria ajuda o utilizador a saber quando deve carregar a bateria antes de reuniões ou compromissos, por exemplo.

Se o hardware é interessante, não podemos esquecer também a segurança aprimorada que tem sido a bandeira dos BlackBerry. Novidade no Key2 LE é a inclusão do Firefox Focus que permite navegação anónima com limpeza do histórico e sem o utilizador ser rastreado pelos trackers que permitem publicidade direccionada. De resto, estão de volta o Locker que pode ser acedido via impressão digital, a suite DTEK de verificação dos níveis de segurança do dispositivo, a Privacy Shade ou o Redactor. Ao mesmo tempo, a BlackBerry tem neste momento a responsabilidade de ser uma marca Android Enterprise Recommended, e tem cumprido com grande regularidade as actualizações mensais do sistema operativo, ainda que não seja fácil fazê-lo quando os BlackBerry têm implementadas praticamente todas as opções de segurança possíveis num Android. O sistema a bordo é, já agora, o Android Oreo, mas a actualização para o Android P é praticamente uma certeza.

Finalmente, convém não esquecer que o Key2 LE tem um forte foco na produtividade, e o teclado QWERTY é um dos seus grandes trunfos, sem esquecer o BlackBerry Hub que concentra todas as contas de email e redes sociais, ou mensagens, para uma gestão muito mais fácil.

Tudo somado, com um preço de €399 na sua versão base com 32GB de RAM (ou €429 para a versão com 64GB), o BlackBerry Key2 LE compara-se muito favoravelmente aos dispositivos com Snapdragon 636 actualmente no mercado, e que não possuem um teclado físico.

Os smartphones de hoje procuram oferecer uma solução única, o que nem sempre é uma aposta realista vista a atual diversificação do mercado“, comentou Alain Lejeune, vice-presidente sénior da TCL Communication e Presidente da BlackBerry Mobile. “É por isso que a nossa prioridade é tornar os smartphones BlackBerry modernos, como o BlackBerry KEY2 LE. São produtos distintos, que oferecem uma ótima experiência para a comunicação diária, com acesso a todos os recursos, conectividade e aplicações que nossos clientes necessitam.”

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui